terça-feira, 15 de março de 2011

Novas do espectáculo e da Arte

Laurence Olivier Awards 2011

“Legally Blonde: The Musical” de Nell Benjamin ganhou três galardões, incluindo o de melhor musical nos prémios Laurence Olivier 2011, segundo avançou a BBC. O espectáculo converteu-se no triunfador da noite de 13 de Março no Royal Theatre Drury Lane, em Londres, e bateu “Love Never Dies”, de Andrew Lloyd Webber, que apesar das sete nomeações não arrecadou nenhum dos prémios.
A par do prémio como melhor musical, Sheridan Smith ganhou o prémio de melhor actriz de musical pela sua interpretação em “Legally Blonde: The Musical” e Jill Halfpenny ganhou o prémio de melhor actriz secundária.Baseado no filme “Legalmente Loura” (2001), que teve como protagonista Reese Witherspoon e que conta a historia de Elle Woods, a caricata estudante de Direito em Harvard, o musical aclamado pela crítica, foi o grande vencedor dos prestigiados prémios do teatro britânico. "After the Dance”, do dramaturgo Terence Rattigan, foi também premiado e arrecadou três prémios, melhor actriz por Nancy Carroll, melhor remontagem e melhor actor secundário para Adrian Scarborough. Outro dos premiados foi Antony Gormler que ganhou o prémio na categoria de melhor cenário para a coreografia "Babel" de Sidi Larbi Cherkaoui e Damien Jalet, que foi também premiado na categoria de melhor produção de dança. O espectáculo estará no Festival Internacional de Dança Contemporânea no dia 19 de Março, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, e no Centro Cultura de Belém, em Lisboa, nos dias 25 e 25 (leia no "Ípsilon" de sexta-feira a entrevista com os coreógrafos).
A noite ficou ainda marcada pela entrega do prémio especial e pela ovação do público ao compositor norte-americano Stephen Sondheim, cujos êxitos teatrais incluem, “West Side Story", "Sweeney Todd" e "A Little Night Music".
Apresentado anualmente pela Society of London Theatre, os vencedores da cerimónia são decididos por um painel de profissionais da indústria e membros do público.In Jornal "Público"
 
ARTE & PEREGRINAÇÃO
OS PORTUGUESES AO ENCONTRO DA SUA HISTÓRIA
Há mais de 20 anos que o Centro Nacional de Cultura organiza o ciclo de viagens “Os portugueses ao encontro da sua história”, que procura ir ao encontro dos vestígios deixados pelos portugueses dos séculos XVII e XVIII pelo mundo fora, realizando na actualidade novas formas de relacionamento com base nessa história comum. Trata-se de descobrir múltiplas dimensões da herança cultural portuguesa que se perpetuam em países tão diferentes como os que esta exposição ilustra.
Estas viagens, que são verdadeiras embaixadas culturais, dão origem a novos laços e projectos e  são registadas nos Diários de Viagem, sempre da autoria de um artista plástico e de um escritor.
Nesta exposição que agora o Museu do Oriente acolhe, reúnem-se pela primeira vez as ilustrações de quatro grandes artistas portugueses de gerações diferentes, resultado de algumas destas viagens do Centro Nacional de Cultura  ao Oriente.
Graça Morais, João Queiroz, José de Guimarães e Bárbara Assis Pacheco acompanharam as Embaixadas Culturais do Centro Nacional de Cultura ao Japão, Indonésia e Índia. Os seus relatos de viagem são a demonstração nítida de que uma crónica gráfica de viagem permite irmos adiante do que se espera, uma vez que, além da narrativa das peregrinações, temos a descrição visual do que se sente num cenário diferente daquele em que vivemos o dia a dia. In site do CNC 
Leia mais: » ver ...

Sem comentários:

Enviar um comentário