terça-feira, 15 de março de 2011

Novas parcerias literárias

                                   Suroeste
Uma revista que retome a ligação literária entre Portugal e Espanha é a proposta de “Suroeste”, cujo primeiro número chegou ao mercado português na terça-feira e foi apresentado sexta-feira em Lisboa. A revista Suroeste, um projecto luso-espanhol recente que reúne contribuições literárias de autores dos dois lados da fonteira foi apresentada na delegação da Junta da Extremadura, no Restelo, em Lisboa.
“A ideia original foi fazer uma revista que passasse a fazer parte de uma tradição de revistas hispano-portuguesas que houve durante todo o século XX e em que colaborassem espanhóis, portugueses e também escritores de outros partes”, disse à Lusa o escritor Antonio Sáez Delgado, director da “Suroeste”.
A revista inaugural integra entre outras, as participações de Teolinda Gersão, Mário de Carvalho, César Antonio Molina, Gonçalo M. Tavares, Steffen Codesal, Possidónio Cachapa e Xuan Bello. In OML
Notícia mais detalhada, no Briefing
.

Agio, revista de Literatura
A Agio, revista de literatura com a chancela das Edições Artefacto e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, visa essencialmente o universo da poesia (este primeiro número é quase exclusivamente a ela dedicado).
Estruturalmente, o primeiro número está dividido em três partes: Poesia – Adair Carvalhais Júnior, Daniel Francoy, Gabriel Machado, Hugo Milhanas Machado, João Silveira, Joel Henriques, Luís Felício, Luís Norte Lucas, Margarida Ferra, Miguel Manso, Nuno Dempster, Sara M. Felício, Soledade Santos; Ensaio – António Carlos Cortez, Jorge Martins Rosa, Ricardo Marques; Entrevista: Luís Lucas, Luís Quintais.



Editorial Babel abre no Brasil
Com proposta inovadora, que inclui edições “clonadas” (reproduções idênticas de versões originais antigas), curadoria editorial de grande escritor e colecção de clássicos fora do cânone, a Babel, um dos principais grupos editoriais portugueses, desembarca com um braço 100% nacional, fruto de investimento inicial de R$ 6 milhões. O novo empreendimento, que foi oficialmente lançado em evento no dia 14 de Março,ontem, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, chega com a promessa de produzir mais de 100 títulos por ano. Notícia na revista Pessoa.

Sem comentários:

Enviar um comentário