domingo, 31 de janeiro de 2021

Ao Domingo Há Música

Há uma música do povo

Há uma música do povo,
Nem sei dizer se é um fado —
Que ouvindo-a há um chiste novo
No ser que tenho guardado...

Ouvindo-a sou quem seria
Se desejar fosse ser...
É uma simples melodia
Das que se aprendem a viver...

E ouço-a embalado e sozinho...
É essa mesma que eu quis...
Perdi a fé e o caminho...
Quem não fui é que é feliz.

Mas é tão consoladora
A vaga e triste canção...
Que a minha alma já não chora
Nem eu tenho coração...

Se uma emoção estrangeira,
Um erro de sonho ido...
Canto de qualquer maneira
E acaba com um sentido!
9-11-1928
Fernando Pessoa, Poesias Inéditas (1919-1930). 

A música canta-se em português, neste domingo de confinamento.  Diz o poeta que, apesar de um erro de  sonho ido , canta .  E quem canta , liberta-se . Mariza dá voz a este poema: não para se libertar , mas para nos encantar. E outras vozes se lhe juntam. Talvez assim, o dia possa ser mais harmonioso ao minorar a estridência deste mês de Janeiro que finda.
Mariza, em Há uma música do povo, no Concerto de Lisboa.
 
 Dulce Pontes, em Fado Português,  com Música de Alain Oulman e Letra de José Régio.
 
Cesaria Evora & Marisa Monte, em  É Doce Morrer No Mar.
Gisela João , em  Há palavras que nos beijam, com  Música de Alain Oulman e  letra de Alexandre O' Neil, do Álbum " Nua".
 

Sem comentários:

Enviar um comentário