domingo, 14 de junho de 2020

Ao Domingo Há Música


No dia 5 deste  mês de Maio último, festejou-se o primeiro dia Mundial da Língua Portuguesa, aprovado pela Conferência das Nações Unidas, conforme assinalámos neste espaço, em justo tempo.
A nossa língua cobre uma grande parte do globo. Milhares e milhares de falantes fazem dela uma das mais vivas línguas. Numa singular diversidade, determinada por diferentes variantes , a língua portuguesa surge enriquecida na sua própria unidade.
Hoje, a Música e a Poesia falam em português. Roubámos ao poeta Alberto de Lacerda, (nascido na Ilha de Moçambique, em 1928 e falecido, em Londres, em 2007), um magnífico poema.
Alberto de Lacerda é um dos nossos grandes poetas do século XX. Toda a sua obra é de uma extrema riqueza e singularidade
 
Lugar Comum

Há sempre imensa gente  nos meus versos
Embora não se note à primeira leitura

Há sempre imensa gente nos meus versos
De condição diversa mas olhos quase sempre
Muito belos

Os olhos recuam o tempo do mundo
Os olhos acordam os olhos da alma
Os olhos insistem torturam repetem
A mesma frase fatal musical e perfeita

Os olhos são a minha obsessão

Por isso quando a noite cai sobre os meus poemas 
A imensa gente que há nos meus poemas
Consegue chorar sem vergonha da luz
                                            Londres, 8.12.1955
Alberto de Lacerda, in labareda, Tinta da China, Junho de 2018, p 32 

Fomos à nossa Música,  às vozes que nos tocam. E duas  vozes portuguesas ressurgiram belas e originais, cujo talento se afirma em cada produção : Dulce Pontes e Tereza Salgueiro.
Independente e criativa, Dulce Pontes compõe e  canta para nosso deleite , como acontece,  em Ondeia- Água .
Licenciado ao YouTube por UMG (em nome de Universal Music); LatinAutor, Warner Chappell e 4 sociedades de direitos musicais

A voz sempre límpida e graciosa de Tereza Salgueiro não cessa de nos surpreender. 
Ei-la  em "Por este Rio acima" , com o  Lusitânia Ensemble . A Música e Letra são de Fausto Bordalo Dias e os arranjos de Jorge Varrecoso Gonçalves.

E , ainda , Dulce Pontes, em Nu , do Álbum Momentos.
Licenciado ao YouTube por Kontor New Media Music (em nome de Galileo Music Communication); LatinAutor e 4 sociedades de direitos musicais.

1 comentário:

  1. A excelência musical e interpretativa destas duas magnânimas cantoras, bem como dos acompanhantes, libertam-me de tudo o que de mau existe no nosso pobre panorama musical!

    ResponderEliminar