domingo, 31 de maio de 2020

Ao Domingo Há Música

Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei
J.S.Bach/Flávio Venturini

Há sons que enchem o repertório dos séculos e que não os escutamos sem como nem porquê. No entanto, quando os reencontramos , descobrimos o porquê. Eram aqueles  que nos faltavam, aqueles  que nos surpreendiam e que, naquele momento, nos podiam seduzir.
Eis a proposta  deste último domingo  de Maio. Do Brasil , a quem saudamos,  num abraço de vozes que se estimam e se querem ,Céu de Santo Amaro, pelo Maestro João Carlos Martins, Caetano Veloso, Chitãozinho e Xororó, no Sinfónico de 40 anos.
A  canção tem como melodia o  Piano Concerto nº 5 in f minor ,second movement largo BWV 1056 (Arioso)de Johann Sebastian Bach que, no início deste registo, é introduzido  pelo Maestro João Carlos Martins, num solo   ao piano

Céu de Santo Amaro

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor
Nos invadiu
Com ela veio a paz, toda beleza de sentir
Que para sempre uma estrela vai dizer
Simplesmente amo você

Meu amor
Vou lhe dizer
Quero você com a alegria de um pássaro
Em busca de outro verão
Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Na noite do sertão
Meu coração só quer bater por ti
Eu me coloco em tuas mãos
Para sentir todo o carinho que sonhei
Nós somos rainha e rei

Olho para o céu
Tantas estrelas dizendo da imensidão
Do universo em nós
A força desse amor nos invadiu
Então veio a certeza de amar você.
Flávio Venturini

O pianista Rogério Tutti e o clarinetista Derico Sciotti resolveram casar a Sonata ao Luar,  Moonlight Sonata, de Ludwig van Beethoven com o Luar do Sertão, de Catulo da Paixão Cearense. A beleza desse casamento resultou num surpreendente banquete musical. Há quem afirme que, no Cancioneiro Popular do Nordeste, ou seja, na  música nordestina brasileira,  há uma sonoridade de raiz intemporal.
Sonata ao Luar do Sertão/Brazilian Moonlight Sonata, de Tutti & Derico,   com arranjos de Derico Sciotti e orquestração de Rogerio Tutti . Registo efectuado num espectáculo no Citibank Hall , São Paulo/Brasil , em 24 de Maio de 2015
E, por fim, apenas Luar do sertão, canção extraída de Chitãozinho & Xororó, 40 Anos Sinfónico , um álbum desta dupla brasileira , lançado em 1 de Novembro de 2011. O álbum é parte da comemoração dos 40 anos de carreira e foi gravado ao vivo , na Sala São Paulo, no dia 1 de Agosto de 2011, com participações de João Carlos Martins, Maria Gadú, Caetano Veloso, Sandy, Junior Lima, Fábio Junior, Alexandre Pires, Fafá de Belém, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário