domingo, 4 de março de 2018

Ao Domingo Há Música


Os mortos mais do que os vivos, estão vivos.
Surgem, fortes, intensos, aparecem,
depurados e cheios de motivos.
(...)
Os mortos acendem, em nós, a chama
de uma nova vida. Julgo que pedem
que olhemos fundo a luz que se derrama.

                        Eugénio Lisboa, Matéria Intensa

Publiquei esta semana uma belissima crónica de Manuel António Pina que tem como título "Os meus mortos". Começa por referir que "Durante grande parte da nossa vida, a morte é uma coisa alheia e distante que só vaga e incertamente nos diz respeito. Até que, um dia, damos subitamente com ela à porta da nossa própria casa e descobrimos então que sempre ali esteve.(...) A morte apenas começa a ter um rosto, o nosso rosto, quando, à volta, os amigos morrem tão-só de morrer e os motivos por que morrem são uma explicação, não uma razão."
O nosso mundo da música está cheio de vozes que nos  acompanharam,  que encheram de magia e de sonho  muitos momentos da nossa vida  e que desaparecerem sem uma razão. 
Assim aconteceu com Dolores  O'Riordan   e Luciano Pavarotti. Duas vozes fortes e marcantes deste século que, em géneros diferentes, contribuíram para que a música continuasse a ser a mais bela arte. Dolores O'Riordan deixou-nos em Janeiro de 2018 , aos 46 anos. Compositora , cantora era a vocalista do grupo  irlandês The Cranberries.
Luciano Pavarotti faleceu aos 71 anos, em Setembro de 2007.  Italiano, nascido em Modena, foi o mais popular tenor italiano, conhecido e aclamado em todos os grandes  palcos do mundo.

Dolores O'Riordan, em Zombie, acompanhada pela  Sinfonia Varsóvia, num espectáculo ao vivo em Varsóvia.
Luciano Pavarotti, em  Nessun Dorma, num espectáculo ao vivo, em Paris.
Luciano Pavarotti e Dolores O'Riordan , em  Ave Maria.

2 comentários:

  1. O Pavarotti foi imbatível em toda a sua vida de cantor. E foi para mim uma triste surpresa quando, já lá vão 11 anos. ouvi a notícia de que ele tinha morrido. Com aquela poderosa voz, ele só irradiava saúde.
    ResponderEliminar

    ResponderEliminar