quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Milan Kundera defende o livro de papel


O livro digital não triunfará para  Milan Kundera
Perante os mecenas da Biblioteca Nacional, em Junho passado, Milan Kundera explicou por que se opunha à digitalização da sua obra.
Milan Kundera: " Eu acrescento a todos os meus contratos uma cláusula estipulando que os meus romances apenas  podem ser publicados sob a forma tradicional do livro."
Milan Kundera ficará fiel ao papel contra tudo e contra todos. " Parece-me que o tempo , impiedosamente, prossegue a sua marcha e começa a colocar os livros em perigo." explicou o autor da " Insustentável leveza do ser", em 11 de Junho, quando da entrega do Prémio da  BnF 2012 pelo conjunto da sua obra. Foi o seu amigo Alain Finkielkraut que recentemente leu, no microfone da France Culture, excertos  do seu discurso : " É por causa desta angústia que, há vários anos, eu incluo em todos os meus contratos por  todo o mundo, uma cláusula que obriga a publicação dos meus romances apenas  na forma tradicional do livro. Para que se leiam unicamente em papel e não num monitor."
(...)Um discurso que recorda traço por traço o de  Frédéric Beigbeder. Convidado pela Europe 1, em Setembro de  2011, prometia perseguir duramente quem publicasse em digital qualquer parte da sua última obra , Premier bilan avant l'apocalypse. "Se o  livro digital triunfar, isso significa o encerramento das livrarias, das bibliotecas, o desaparecimento de muitas profissões tais como a de Editor, a apresentação das obras e respectivas sessões de autógrafos, uma série de coisas muito agradáveis", explicou no encontro com  François Bon pour LEXPRESS.fr. E a concluir: " É necessário lutar para retardar o momento do desaparecimento do livro."
 L'EXPRESS.fr , em 19/07/2012 

1 comentário:

  1. Sem me dar ares de profeta, direi (convencido) que o livro não morrerá! Nunca!... A tecnologia avançará e ainda bem que avança. Todavia, o livro será - já é... - diferentemente lido como sempre o foi ou através das tecnologias modernas. Um amigo, um companheiro em qauqluer parte, em qualquer condição.

    ResponderEliminar