"Com a sua singular e sempre extraordinária voz rouca e grave, Leonard Cohen lançou o último álbum "You want it darker" a 21 de Outubro de 2016, pela Columbia Records , 17 dias antes da sua morte , no qual reflectia sobre a sua própria mortalidade.
Nascido em Montréal a 21 de Setembro de 1934, numa família de origem judaica, Leonard Cohen teve uma infância marcada pelo morte do pai, quando tinha nove anos. Estudou Inglês na Universidade de McGill e cedo se apaixonou pela poesia de García Lorca.
Desde os anos sessenta, foi publicando onze livros de poemas, dois romances e dezassete álbuns musicais que fizeram dele, um dos mais conhecidos e influentes artistas , no Canadá, nos Estados Unidos e na Europa.
Muitas vezes, foi comparado a Bob Dylan pela profundidade de suas letras.
"Leonard Cohen foi um músico sem igual, cuja obra assombrosa e original alcançou gerações de fãs e artistas", destacou a gravadora Sony Music.
"O seu extraordinário talento teve um impacto profundo num número incalculável de cantores e compositores e sobre a cultura em geral", afirmou a Academia dos Grammys, que concedeu em 2010 um prémio especial a Cohen pelo conjunto de sua carreira.
Em 2011 foi o vencedor do Prémio Príncipe das Astúrias das Letras.
Cohen morreu a 7 de Novembro de 2016, aos 82 anos, em sua casa em Los Angeles.
A morte foi anunciada a 10 de Novembro. Deixou dois filhos e dois netos.
Numa entrevista concedida à revista New Yorker, cerca de um mês antes, Cohen disse que estava preparado para a sua morte, embora garantisse que ainda tinha livros, canções e letras para terminar."
Leonard Cohen, em Hallelujah (Live In London).
Hallelujah foi lançada, pela primeira vez, no álbum de estúdio de Cohen, Various Positions, em 1984 . Ao longo dos anos, foi interpretada por quase 200 artistas em várias línguas.
.
Leonard Cohen, em Anthem (Live in London)
Leonard Cohen, em Tower Of Song (Live in London).
Leonard Cohen, em Dance Me To The End Of Love (Live in London).
Leonard Cohen , em Who By Fire (Live in London).
Sem comentários:
Enviar um comentário