sexta-feira, 19 de maio de 2023

Os espaços infinitos

Os espaços infinitos
 
O silêncio eterno dos
espaços infinitos aterra-me.
       Blaise Pascal
 
Je m’en fous prós espaços infinitos,
chegam-me bem os espaços finitos,
cheios, todos, de chicana merdosa
e de gente que não dá pela rosa!
 
A Pascal deslumbrava o infinito,
que dá tesão a tanto erudito.
Para mim, o finito tem que chegue
para que não deixe que eu sossegue.
 
Quanto menos infinito, melhor,
já nos chega, para chatice, o menor!
O infinito é falsa poesia,
 
que até descamba em astrologia!
O finito, pequeno e mesquinho,
dá-se bem com quem está sozinho.
                               19.05.2023
Eugénio Lisboa
 
Há dias em que não temos pachorra para glosar a grandeza dos espaços infinitos. Lembro-me sempre do Almada, a dizer que o homem, farto de se chatear à superfície da Terra, inventou o submarino, para se ir chatear debaixo da água. 

Sem comentários:

Enviar um comentário