domingo, 3 de abril de 2022

Ao Domingo Há Música

 

Casta Diva che inargenti
Queste sacre antiche piante,
A noi volgi il bel sembiante
Senza nube e senza vel.
Tempra tu de' cori ardenti,
                                          Tempra ancor lo zelo audace,
                                          Spargi in terra quella pace
                                          C
he regnar tu fai nel ciel.

 

Aida Garifullina , em  Casta Diva , da ópera Norma de Vincenzo Bellini, sob a direcção da Maestrina  Keri-Lynn Wilson. O registo foi extraído da  AIDS Gala, Berlim 2021, numa produção de RBB.
Norma é uma Grande sacerdotisa da Gália, na época da ocupação romana (50 AC); os Druidas vêm pedir-lhe a sua autorização (a sua bênção) para se revoltarem contra os ocupantes, mas Norma convence-os de que não chegou ainda a altura de o fazer, movida pelo seu amor secreto, que era romano. Casta Diva é uma prece que Norma dirige à Lua, para que acalme os espíritos revoltosos dos Druidas, confessando o seu amor e dizendo que tudo fará para o proteger.

1 comentário:

  1. Adoro esta ária,mas gosto mais cantada pela Anna Ntrebko. Tenho a ópera completa, cantada pela Joan Sutherland no papel de Norma e Tatiana Troyano no de Adalgisa. O Libreto é de Felice Romano, o maestro é Richard Bonynge, à frente da Orquestra e Coral da Canadian Ópera Company. Tenho também uma outra "mise en scéne", com June Anderson no papel de Norma e a Daniela Barcelona no de Adalgisa. O maestro é Fabio Biondi, à frente da Europoa Galante Orchestra, apresentada no Teatro Regio de Parma!Ambas as versões são fantásticas!

    ResponderEliminar