segunda-feira, 6 de julho de 2020

Ricorderemo sempre Ennio Morricone


Dulce Pontes & Ennio Morricone, em "Your Love"

"Ennio Morricone morreu aos 91 anos, nesta segunda-feira, dia 6 de Julho de 2020, em  Itália. Estava internado há 10 dias numa clínica em Roma após sofrer uma queda e fracturar o fémur. Um comunicado divulgado por Giorgio Assuma, advogado e amigo do artista, informa de que o maestro italiano morreu "nas primeiras horas de 6 de Julho, no conforto de sua família".
Morricone nasceu a 10 de Novembro de 1928, em Roma, e começou a compor aos seis anos.  Foi com Sergio Leone, antigo colega de escola e realizador com quem manteve uma importante e frutuosa colaboração, que conquistou reconhecimento e construiu o título de compositor fundamental da história do cinema. Compôs mais de 500 músicas para cinema e 100 peças clássicas, entre as quais melodias como a que criou para o filme “O Bom, o Mau e o Vilão” (1966), também de Sergio Leone,  o protagonizado por Clint Eastwood. Até hoje, vendeu mais de 70 milhões de discos.
A sua estreia no cinema foi em 1961, aos 33 anos, com o filme “Il Federale”, de Luciano Salce, e, ao longo da sua vida, trabalhou em filmes dos mais variados géneros, como “Os Intocáveis”, “O Bom, o Mau e o Vilão”, “A Missão”, “Cinema Paraíso” ou “Aconteceu no Oeste”, e algumas das suas composições são até mais famosas do que os próprios filmes.Trabalhou com diferentes realizadores, com os maiores da arte: Hitchcock, Nino Rota e Fellini, Bertolucci, Brian De Palma, Rolland Joffé ou Pasolini, Terrence Malick, Barry Levinson, Mike Nichols ou Quentin Tarantino. Foi, aliás, um filme deste último, “Oito Odiados”, que lhe deu a oportunidade de escrever a obra que lhe garantiria um Óscar da Academia, em 2016, para Melhor Banda Sonora Original, nove anos após ter recebido o Óscar Honorário das mãos de Clint Eastwood.
Outras distinções da galeria de prémios recebidos por Morricone inclui três Grammys, quatro Globos de Ouro, seis BAFTAS, 10 prémios David di Donatello, 11 Silver Ribbons, dois European Film Awards, um Leão de Ouro de carreira e um Polar Music Prize. Já este ano, o compositor foi distinguido com o Prémio Princesa das Astúrias das Artes, juntamente com o norte-americano John Williams, “por terem enriquecido centenas de filmes com o seu talento”, segundo o júri.
Sob   o título, È morto Ennio Morricone, il mondo del cinema piange il maestro delle colonne sonore, o  jornal italiano "la Repubblica" noticiou, hoje,  o seguinteCosì il presidente della Repubblica, Sergio Mattarella, ricorda il compositore. "Desidero far giungere alla famiglia del Maestro il mio profondo cordoglio e sentimenti di affettuosa vicinanza", conclude il messaggio del capo dello Stato.  La sera prima dell'inaugurazione del nuovo ponte progettato da Renzo Piano, l'Orchestra del Teatro Carlo Felice di Genova eseguirà Tante pietre a ricordare, il brano per orchestra, coro e voce bianca che il maestro Ennio Morricone ha composto, in memoria delle vittime del crollo del Ponte Morandi. Evocativa e commovente, dura quattro minuti ed è l'ultima partitura completata dal maestro.

Segundo Giorgio Assuma, o advogado e amigo do artista ,  o maestro queria escrever sobre  si e a sua morte na primeira pessoa. No texto, Morricone declara o  seu amor e despede-se da mulher , Maria Travia, dos filhos, netos, amigos e do director de cinema Giuseppe Tornatore . 
Eis o obituário escrito por Morricone:
"Ennio Morricone está morto. Anuncio a todos os amigos que sempre estiveram próximos de mim e também aos que estão um pouco distantes e os saúdo com muito carinho.
Impossível nomear  todos. Mas uma lembrança especial vai para Peppuccio e Roberta, amigos fraternos muito presentes nos últimos anos de nossa vida. Há apenas uma razão que me leva a cumprimentar todos assim e a ter um funeral privado: não quero incomodá-los.
Saúdo calorosamente Inês, Laura, Sara, Enzo e Norbert por terem compartilhado grande parte da minha vida comigo e com minha família. Quero lembrar com carinho as minhas irmãs Adriana, Maria, Franca e seus entes queridos e que elas saibam o quanto eu as amava.
Uma saudação completa, intensa e profunda aos meus filhos Marco, Alessandra, Andrea, Giovanni, minha nora Monica e aos meus netos Francesca, Valentina, Francesco e Luca. Espero que eles entendam o quanto eu os amava.
Por último mas não menos importante (Maria). Renovo-lhe  o extraordinário amor que nos uniu e que lamento abandonar. Para si, o adeus mais doloroso."
Artigo elaborado com informação  dos media.

Relembre as trilhas sonoras marcantes

Sem comentários:

Enviar um comentário