quarta-feira, 1 de julho de 2020

Cem anos de Amália Rodrigues


Amália Rodrigues nasceu há cem anos , em Julho de 1920, quase no início do sec. XX. O dia exacto do seu nascimento não é certo , obrigando a cantora a optar por o celebrar a 1 de Julho. É , pois, hoje o dia do seu aniversário.
Amália foi e é a "senhora" do Fado Português. Levou-o e divulgou-o pelos palcos de todo o  mundo. Em Portugal , Amália ficou para sempre a pioneira do grande fado.  A poesia passou a ser cantada  pela sua voz, emprestando ao fado a beleza de duas grandes formas de Arte: a Música e a Poesia.
David Mourão-Ferreira , um dos nossos maiores poetas do séc. XX, escreveu poemas belíssimos para  Amália que ficaram imortalizados. Foi a grande revolução do Fado. Um poeta maior escrever para o Fado. Apesar de, na época, algumas críticas de pseudo intelectuais  deste país, a parceria com Amália prosseguiu .
Sobre esse facto, veio  David Mourão-Ferreira,(1927-1996), a confidenciar: "Em qualquer parte do mundo aonde o desejo ou as circunstâncias me têm arrastado – do Brasil ao Japão, dos Estados Unidos à União Soviética – , basta alguém saber que sou português para de imediato saltar a terreiro o nome de Amália. E, se acaso por acréscimo vêm também a saber que Amália Rodrigues interpreta uma dúzia e meia de letras da minha autoria – e entre elas o Barco Negro – então aí logo fico todo a cintilar, imerecido satélite, da luz reflexa do seu nome e renome." 
Barco Negro

De manhã, que medo, que me achasses feia!
Acordei, tremendo, deitada n'areia
Mas logo os teus olhos disseram que não,
E o sol penetrou no meu coração.

Vi depois, numa rocha, uma cruz,
E o teu barco negro dançava na luz
Vi teu braço acenando, entre as velas já soltas
Dizem as velhas da praia, que não voltas:

São loucas! São loucas!

Eu sei, meu amor,
Que nem chegaste a partir,
Pois tudo, em meu redor,
Me diz qu'estás sempre comigo.[Bis]

No vento que lança areia nos vidros;
Na água que canta, no fogo mortiço;
No calor do leito, nos bancos vazios;
Dentro do meu peito, estás sempre comigo.
David Mourão Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário