quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Cinema

“O Livro da Imagem”, de Jean-Luc Godard, chega a Portugal em Outubro
Por Nuno Oliveira
"O mais recente filme de Jean-Luc Godard, “O livro da Imagem“, que estreou durante a última edição do Festival de Cannes e que fez parte da seleção oficial da competição, vencendo a Palma de Ouro especial, contou com projecções muito limitadas até ao momento; facto esse que torna o regresso da Cinemateca à atividade ainda mais especial.
Ontem, dia 1 de Setembro, o filme foi mostrado pela primeira vez em Portugal durante a sessão de reabertura da Cinemateca, em colaboração com a Midas Filmes. “O Livro de Imagem” regressa a uma reflexão sobre o cinema e o estado do mundo a partir da matéria das imagens e dos sons. Na sinopse lê-se:
“Ainda te lembras de como antes exercitávamos o pensamento? Costumávamos partir de um sonho. Perguntávamo-nos como era possível que, na obscuridade total, em nós surgissem cores de tal intensidade. Diziam-se grandes coisas, coisas importantes, espantosas, profundas e justas, num tom de voz doce e baixo. Imagem e palavra. Dir-se-ia um pesadelo escrito numa noite de tempestade. Sob os olhos do ocidente, os paraísos perdidos. A guerra aí está.”
O filme será distribuído em Portugal pela Midas Filmes em Outubro." Cinema, Sétima Arte, 2 de Setembro de 2018
Trailer de “The Old Man & the Gun”, o último filme de Robert Redford
Por Tiago Resende
"A Fox Searchlight divulgou o trailer de “The Old Man and the Gun”, o novo filme de David Lowery, protagonizado por Robert Redford, Sissy Spacek e Casey Affleck.
“The Old Man & the Gun” promete ser um dos filmes mais aguardados do ano por este ser a despedida do lendário actor Robert Redford. O ator norte-americano, de 81 anos de idade, que ficou famoso sobretudo nas décadas de 1960 e 1970 (em filmes como “A Golpada” e “Os Homens do Presidente”), tinha anunciado no ano passado que se iria reformar do grande ecrã, e que este seria o seu último filme como actor, para se dedicar a tempo inteiro no papel de realizador.
O filme é baseado na história real de Forrest Tucker (Redford), um criminoso que fugiu da Prisão de San Quentin aos 70 anos de idade e realizou uma série de assaltos sem precedentes que confundiram as autoridades e encantaram o público. Estão envolvidos na perseguição a Tucker o detective John Hunt (Affleck) e uma mulher (Spacek), que o ama apesar do seu ofício.
Estreou no Festival de Cinema Telluride, nos EUA, e foi seleccionado para o TIFF (Toronto International Film Festival). Tem estreia prevista em Portugal a 8 de Novembro de 2018." Cinema, Sétima Arte, 1 de Setembro de 2018
Óscares 2019: “O Grande Circo Místico” é o candidato do Brasil ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
Por Tiago Resende
"A Academia Brasileira de Cinema escolheu “O Grande Circo Místico”, do realizador brasileiro Cacá Diegues (Carlos Diegues), para representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para os Óscares 2019.
O filme, inteiramente rodado em Portugal e co-produzido pela Fado Filmes, conta com a participação dos portugueses Nuno Lopes, Luísa Cruz e Albano Jerónimo, entre outros, e também de conhecidos atores brasileiros como António Fagundes, Vincent Cassel e Mariana Ximenes. Esta co-produção Luso-Brasileira estreia em Portugal a 3 de janeiro de 2019.
“O Grande Circo Místico” conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense. Da inauguração do Grande Circo Místico em 1910 aos dias de hoje, acompanha-se, através de Celavi, o mestre de cerimónias que nunca envelhece, as aventuras e os amores dos Kieps, do apogeu à decadência, até ao surpreendente final, num filme em que realidade e fantasia se encontram num universo místico.
“O Grande Circo Místico” junta-se assim à lista de candidatos na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, na qual Portugal será representado por “Peregrinação”, de João Botelho. Os nomeados são revelados a 22 de Janeiro, e a 91.ª Gala de entrega dos Óscares está agendada para o dia 24 de Fevereiro de 2019 em Los Angeles." Cinema, Sétima Arte, 12 de Setembro de 2018

Sem comentários:

Enviar um comentário