quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Eventos Culturais

© Igílcia Andrade/MEF

 

NOVA EXPOSIÇÃO

Ver com outros olhos 

De 22 de setembro a 12 de novembro, Galeria do Piso Inferior do Edifício Sede, Entrada gratuita


Com uma venda nos olhos e uma máquina fotográfica na mão, Igílcia Andrade quis mostrar que “uma pessoa cega também pode fotografar”. Mas há outros fotógrafos e outras histórias neste projeto de inclusão pela Arte.
Acessível a pessoas com deficiência visual. 
SAIBA MAIS

MÚSICA

Jerusalem Chamber Music Festival Ensemble

Sábado, 22 de setembro, 19:00, Grande Auditório


Não perca as 12 Variações para violoncelo e piano, em Sol maior, WoO 45, de Beethoven, as Canções Bíblicas, op. 99, de Dvořák  e As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz, para quarteto de cordas, op. 51, de Haydn, tocadas pelo grupo criado por Elena Bashkirova.
SAIBA MAIS

PROGRAMAS DO MUSEU

Jornadas Europeias do Património

De sexta, 28, a domingo, 30 de setembro, Coleção do Fundador


Reavive a memória para não esquecer o passado. É sob este lema que o Museu organizou uma mesa redonda e três visitas orientadas que permitem ler as coleções à luz de diferentes noções de património.
SAIBA MAIS

PARCERIA GULBENKIAN – NOVA SBE

Novo mestrado em Empreendedorismo

 

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Nova School of Business & Economics preparam-se para lançar o primeiro Mestrado em Empreendedorismo e Impacto, em Portugal. E porque uma boa notícia nunca vem só, também está a ser criado um Programa de Formação de Executivos.  
SAIBA MAIS




Cascais recebe 1º Mercado da América Latina no final do mês
28 a 30 de Setembro
Mercado da Vila de Cascais
Programa / Participantes
"Naquele que se prevê que seja um ponto de encontro dos apaixonados pela cultura latino-americana, o Mercado da Vila de Cascais recebe de 28 a 30 de Setembro o primeiro Mercado da América Latina. Organizado pela Casa da América Latina e pela Câmara Municipal de Cascais, e apoiado pelas Embaixadas da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Panamá, Paraguai, Peru, Republica Dominicana, Uruguai , este mercado pretende dar a conhecer o espírito empreendedor por meio da diversidade cultural e gastronómica da região, através das suas comunidades que escolheram Portugal como casa.
A inauguração está prevista para as 18 horas de 28 de Setembro, sucedendo-lhe actuações de dança colombiana, música latino-americana e tango.
Sábado inicia-se com um workshop de Pisco [bebida nacional peruana], excelente proposta de aperitivo para antes do almoço – que pode e deve ser apreciado num dos inúmeros espaços que o Mercado da Vila alberga. As actuações prosseguem com música peruana e demonstrações de capoeira, forró; depois de tanta energia, nada como assistir a um espectáculo de Show Cooking protagonizado pela chef mexicana Marta Tomé. Segue-se uma conversa com as escritoras Cristina Norton (Argentina) e Karla Suarez (Cuba), que antecedem as actuações dos místicos e coloridos Alebrijes e dos Latin Fusion Project.
No último dia, haverá degustação de chá de erva de Mate e sopa paraguaia, mais uma conversa com aqueles que melhor manejam as palavras – desta feita com alguns vencedores do Prémio SESC – e ainda muita dança pautada pelos ritmos latino-americanos.
Estas e muitas outras actividades farão parte do fim-de-semana mais latino-americano em Portugal de sempre!" Casa da América Latina, CAL

Lucía Echagüe apresenta “De Aire” na CAL
28 de Setembro
21h30
Casa da América Latina
Entrada: 5€
"Lucía Echagüe apresenta De Aire no próximo dia 28 de Setembro, às 21h30, na Casa da América Latina.
Nascida em Buenos Aires, a cantora e compositora reside em Lisboa desde 2001. O seu segundo álbum, De Aire, é pautado pela convivência entre diversas identidades musicais, tais como o folclore argentino, o flamenco e o jazz.
Neste novo trabalho, disponível nas plataformas digitais, a artista argentina conta com a colaboração do guitarrista e produtor angolano Ricardo Quinteira.
Lucía Echagüe estreou-se em 2010 com o álbum Todo Puede Ser, que foi gravado em Madrid com temas do cantautor cubano Julio Fowler e que contou com a produção musical de José Mestre." Casa da América Latina, CAL




PARA LER
Título: A Ordem do Tempo
Autor: Carlo Rovelli
Pág.: 190
Data de Lançamento: 18.09.2018

Editora: Objectiva
Sinopse: "Numa abordagem luminosa e apaixonante, o físico Carlo Rovelli traz-nos um novo entendimento sobre o maior mistério da humanidade. Um mistério que diz respeito a todos nós, porque o experienciamos a todo o momento. O tempo. O que é o tempo e até que ponto o compreendemos? Temos uma existência no tempo ou o tempo existe dentro de nós? O que significa a ideia do «correr» do tempo? Estará o passado realmente fechado e o futuro tão em aberto como julgamos? E o tempo existe, de facto? Escrito com a vitalidade poética que imprimira anteriormente a Sete breves lições de física, este é o ensaio científico e filosófico que mudará para sempre a nossa relação com a vida e com o Universo, porque para compreender o tempo precisamos de reflectir sobre nós. Combinando arte, filosofia e ciência, Carlo Rovelli transforma esta missão divulgadora sobre o mistério do tempo no maior dos prazeres, na mais bela das histórias."

Sobre o autor: Carlo Rovelli é físico teórico e membro do Instituto Universitário de França e da Academia Internacional de Filosofia e das Ciências. Trabalhou em Itália, Estados Unidos e França. Com vários livros publicados na área, Sete Breves Lições de Física trouxe-lhe a merecida admiração de académicos e leigos, conquistando mais de um milhão de leitores à volta do mundo."

Sem comentários:

Enviar um comentário