quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Notícias da Cultura

"O novo romance de Pepetela, "O Tímido e as Mulheres", é publicado no dia 10 de Setembro, anunciou a editora, que projecta lançar igualmente uma antologia de Natália Correia e a integral dos contos de António Tabucchi. Sobre o livro do angolano Pepetela, a editora afirma que a narrativa decorre na Luanda contemporânea, e tem como protagonistas Heitor, Mariza e Lucrécio.
"Heitor" é "um escritor em início de carreira, o tímido", Marisa é a "responsável por um programa de rádio de grande audiência, que a todos encanta e seduz", e o seu marido, Lucrécio, "uma mente brilhante aprisionada numa cadeira de rodas", lê-se no comunicado da editora, as Publicações D. Quixote.
"O tímido e as mulheres" sucede a "A Sul. O Sombreiro", romance de Pepetela editado em 2011.
Pepetela é o pseudónimo literário de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, nascido em Benguela, no sul de Angola, há 71 anos.
Em Setembro também, pelas Publicações D. Quixote, sairá, no dia 17, em dois volumes, todos os contos de António Tabucchi, autor falecido no ano passado, em Lisboa." Lusa,DN

Festival Todos 

"O quinto Festival Todos, dedicado à diversidade étnica e cultural de Lisboa, decorrerá em Setembro no bairro que vai de São Bento ao Poço dos Negros, com uma programação marcada pelo "silêncio" e pela "palavra", anunciou a organização
O festival entrará na quinta edição, de 12 a 15 de Setembro, com uma programação de teatro, música, dança, fotografia, gastronomia em vários espaços daquele bairro lisboeta.
"Encontrámos [naquele bairro] um conjunto de realidades contrastantes que não estão ao alcance de um primeiro passeio", assume a organização no texto de apresentação do festival, referindo-se à presença de comunidades de várias nacionalidades.
O programa do festival Todos passará, por exemplo, pelo espaço B.Leza e pela discoteca Lontra, pela Assembleia da República, pela Igreja de Santa Catarina e pelo Liceu Passos Manuel.
"Na convivência aparentemente impossível destes mundos que, em certos casos, surgem como guetos dentro do bairro, encontrámos duas palavras que atravessam várias das nossas propostas: Silêncio e Palavra", sustentam.
Da programação até agora divulgada fazem parte uma actuação da Orquestra Bollywood Masala num parque de estacionamento na zona, um concerto da Orquestra Todos com os músicos do B.Leza e com Aline Frazão e Eneida Marta, e a peça de teatro "Desmesura", de Hélia Correia, encenada por João Grosso no Palácio do Correio Velho" Lusa,DN
Criação de Centros culturais no Brasil e em Portugal
O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, reuniu-se em São Paulo, Brasil, com a titular brasileira da pasta da Cultura, a ministra Marta Suplicy, para discutir a criação de centros culturais nos dois países.
"A criação de um centro cultural português no Brasil e de um centro cultural brasileiro em Portugal" são pontos da agenda do encontro que hoje se realiza entre Jorge Barreto Xavier e a titular da pasta da Cultura, no Brasil, de acordo com o comunicado da secretaria de Estado da Cultura, enviado à Lusa.
"Os dois governantes vão reunir-se com empresários portugueses e brasileiros, com o objectivo de obter apoio para os projectos e programação dos centros", lê-se no mesmo comunicado.
Segundo o mesmo documento, esta foi uma ideia da ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, quando, em Junho passado, esteve em Lisboa.
Para Barreto Xavier, é importante definir com clareza os "objectivos, a missão e os planos de atividades" destes dois centros culturais, cuja criação é entendida como "uma questão de Estado e, como tal, deve ser tratada, para benefício mútuo", lê-se no mesmo texto.
Outra questão que será debatida nestes encontros é "o intercâmbio da produção audiovisual entre os dois países", tendo a ministra Marta Suplicy manifestado já o "interesse em encontrar um sistema que favoreça as coproduções luso-brasileiras e o aumento da difusão de obras portuguesas nas televisões brasileiras".DN

Semanalmente, poderá encontrar em www.cnc.pt , na secção " A VIDA DOS LIVROS", a escolha de um livro por Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura

A VIDA DOS LIVROS

de 26 de Agosto a 1 de Setembro de 2013
"Em memória de Urbano Tavares Rodrigues, lembramos hoje o algarvio «Agosto Azul» (1904) de Manuel Teixeira Gomes, um dos grandes escritores da nossa língua, que o romancista agora desaparecido tão bem estudou, dando-nos a possibilidade de conhecer melhor o nosso sul. «Eu era novo então, forte, petulante, fulgurando a miúdo em súbitas exultações, na plena fase de herói, orgulhoso, dominando a vida e gastando-a com fausto, perdulário sibarita que a sorvia, sorrindo, nas aparências luxuriantes e a sugava até à essência saborosa ou amarga...». Recordamos também a «Corografia do Reino do Algarve», escrita no século XVI por Frei João de S. José."
Guilherme d’Oliveira Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário