sábado, 17 de agosto de 2013

Cinema em Agosto

A emigração tem marcado a história do povo português. Ao longo dos séculos tem sido registada por razões  várias , mas sempre com uma constante: a procura de um futuro melhor. Em pleno século XXI, Portugal retoma a emigração. Parte-se porque o presente não tem futuro. São os  jovens que engrossam as estatísticas daqueles que nos deixam. Estudaram, prepararam-se , mas a crise coartou-lhes  um projecto de realização em Portugal.
A França foi o grande destino europeu dos emigrantes portugueses, nos anos sessenta. Eram também tempos amargos, adversos, em plena ditadura. Muitos partiram jovens, outros mais velhos, mas num processo totalmente diferente.
" A Gaiola dourada" é  um filme que retrata essa emigração em França e que, desde o início de Agosto, vai somando espectadores. Mais de 200.000 já o viram em Portugal.
Saber olhar sem temer  é sempre um bom exercício.

"Maria e José Ribeiro são um casal de portugueses emigrados em França há mais de três décadas. Ela sempre trabalhou como porteira de um prédio num dos melhores bairros parisienses e ele na construção civil. Todos gostam deles, quer pela sua simpatia e humildade, quer pela sua incansável boa vontade para ajudar quem precisa. Quando recebem a notícia de uma herança em Portugal que lhes concretiza o velho sonho do regresso às raízes, tudo parece perfeito. Porém, a verdade é que ninguém está muito interessado em perder a sua amizade e, subtilmente, uns e outros começam a organizar-se de maneira a fazê-los mudar de ideias.Uma comédia de costumes com realização de Ruben Alves, que conta com a participação de Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Chantal Lauby e Roland Giraud, entre outros."PÚBLICO
"A Gaiola Dourada de Ruben Alves é uma comédia que retrata uma dada vaga de emigração. Dedicado aos seus pais, emigrantes em França, recupera certos estereótipos, certos linguajares, certos comportamentos e uma certa vergonha que os filhos sentem dos pais. Fala da possibilidade de concretizar mais cedo do que previsto o sonho de voltar para Portugal e como ao fim de 30 anos, as respostas fáceis se tornaram difíceis." Expresso

A Rapariga do 14 de Julho
Título original:La fille du 14 juillet
Género:Comédia
Classificação:M/12
Outros dados:FRA, 2013, Cores, 88 min.

Hector vive obcecado por Truquette desde o dia em que a viu pela primeira vez, a 14 de Julho, no Museu do Louvre. Decidido a impressioná-la, convida-a para umas férias junto ao mar. Pator, amigo de Hector, acha a ideia tão boa que decide acompanhá-los, uma vez que ela vai levar Charlotte, a melhor amiga. Assim, os quatro partem rumo a umas desejadas e merecidas férias, seguindo por estradas secundárias que cruzam um país mergulhado em dificuldades económicas. Mas, devido ao estado da nação, o Governo decide encurtar o período de descanso nacional. Depois do abalo inicial perante a notícia, decidem meter-se a caminho e regressar às suas vidas. Porém, mesmo tendo em conta as más notícias e a crise generalizada, eles estão absolutamente decididos a aproveitar o Verão e a tirar o melhor partido daquela viagem.
Apresentado na Edição de 2013 do Festival de Cannes, uma comédia realizada por Antonin Peretjatko que conta com Grégoire Tachnakian, Vimala Pons, Thomas Schmitt e Marie-Lorna Vaconsin nos principais papéis. "PÚBLICO

A Vida de Outra Mulher
Título original:La Vie d'une Autre
De: Sylvie Testud
Com:Juliette Binoche, Mathieu Kassovitz, Aure Atika
Género:Drama, Comédia
Outros dados:BEL/LUX/FRA, 2012, Cores, 97 min.
Estreia a 29 de Agosto
Sinopse: Marie, 40 anos, acorda pensando que tem 25. Esqueceu  15 anos da sua vida. Vive ainda uma história de amor que já terminou e  confronta-se como   mãe de um pequeno rapaz.

Viramundo
Título original: Viramundo
De: Pierre-Yves Borgeaud
Género: Documentário
Classificação: M/12
Outros dados: SUI/FRA, 2013, Cores, 95 min.
"Músico e filantropo de reconhecimento internacional, Gilberto Gil segue uma longa viagem pelo hemisfério sul. Do Brasil à Austrália, passando por África do Sul, ele dá seguimento ao trabalho que iniciou no Ministério da Cultura - quando, em 2003, se tornou no primeiro ministro negro do Brasil - promovendo o poder da diversidade cultural num mundo globalizado e cheio de injustiça. Segundo Pierre-Yves Borgeaud, realizador de "Viramundo", este é "o retrato de um Gilberto Gil arreigado no presente e, ao mesmo tempo, questionando a universalidade de algumas das suas visões e pontos de vista. Como importante cantor e compositor, assim como antigo ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil tem vindo a promover a ambição de um mundo mais equilibrado, onde brancos e negros possam ter as mesmas possibilidades e onde as novas tecnologias e formas de comunicação possam moldar territórios abertos a toda a gente - especialmente para aqueles que vivem nas periferias do ‘mundo moderno'."
Fez estreia nas salas de cinema a 15 de Agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário