quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Poesia de Hélia Correia vence Prémio Correntes d'Escritas



“A escritora Hélia Correia venceu hoje o prémio literário Correntes d'Escritas/ Casino da Póvoa com o livro de poesia "A Terceira Miséria", editada pela Relógio d' Água.
Na cerimónia, esta manhã, Hélia Correia disse que gostava que "A Terceira Miséria", uma homenagem à Grécia como berço civilizacional, funcionasse como o grito das canções de José Mário Branco "para o povo alevantar-se".
O prémio foi atribuído por unanimidade pelo júri do concurso, composto por Carlos Vaz Marques, Almeida Faria, Helena Vasconcelos, José Mário Silva e Patrícia Reis (que não esteve presente na reunião final do júri realizada na quarta-feira, mas enviou o seu voto). 
Nascida em Lisboa, Hélia Correia – que esta semana tinha já sido distinguida com o Prémio Vergílio Ferreira pela Universidade de Évora, pelo conjunto da sua obra – é formada em Filologia Românica e foi professora do ensino secundário. É escritora, poeta e dramaturga, com uma obra que começou a chamar a atenção no início da década de 80, com a edição de O Separar das Águas (1981). A Casa Eterna (Prémio Máxima de Literatura, 2000), Lillias Fraser (Prémio de Ficção do Pen Club, 2001, e Prémio D. Dinis, 2002), Bastardia (Prémio Máxima de Literatura, 2006) e Adoecer (Prémio da Fundação Inês de Castro, 2010) são alguns títulos da sua vasta bibliografia.”DN Artes e Público

Sem comentários:

Enviar um comentário