sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Oslo sem Xiaobo, Nobel da Paz

 
Toda a  imprensa publica artigos sobre a recusa da China em libertar Liu Xiaobo para receber hoje o Prémio Nobel da Paz  2010 , galardão que lhe foi atribuido pelo Comité Norueguês.  Com muita veemência a imprensa oficial chinesa reprova o comportamento deste Comité considerando que tal como o  pensamento ocidental  está fossilizado e que se trata de  uma farsa contra a China.
O jornal inglês" Global Times" , ligado ao jornal " Diário do Povo", porta-voz do Partido Comunista  Chinês,  inicia o editorial  por afirmar: "Uma farsa que julga a China está em curso em Oslo. O Comitê Nobel nega-se a embarcar numa viagem para experimentar o pensamento chinês e, em vez disso, insiste que a China  perder-se-á. Este julgamento ignorante é elogiado no Ocidente, mas é uma vergonha que o pensamento ocidental, um dia alimentado por grandes pensadores como Rousseau e Hegel, tenha caído na fossilização da política actual", refere o artigo.
Ontem, na China, foi distribuido um novo Prémio denominado como Prémio Confúcio e que, num paralelismo pontual e ocasional, incentiva a promoção da Paz, mas neste caso sob o pensamento oriental.
Confúcio, grande pensador chinês,  afirmou:   "Da força à injustiça há só um passo."
Esperemos que a força da razão ilumine os grandes cérebros que comandam a China para que  acreditem nas palavras do  patrono do Prémio que acabam de criar:  "Saber o que é correcto e não o fazer é falta de coragem".
Os meus PARABÉNS a Liu Xiaobo. Os galardões nada são quando se recebem, mas são TUDO quando se merecem.

Leia o artigo do Público:
Oslo celebra hoje Nobel da Paz sem Xiaobo e sem 19 países convidados - Mundo - PUBLICO.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário