quinta-feira, 24 de abril de 2014

Antes do 25 de Abril de 1974

Ano de 1969

O Jornal de Noticias de 24 de Abril de 1974
O Díário de Notícias de 24 de Abril de  1974
A liberdade era, ainda, uma palavra vã, vazia porque proibida e  indizível,  no dia 24 de Abril de 1974. Desde o vestuário ao simples ajuntamento de amigos , em plena rua, tudo era tutelado por um governo férreo. O célebre lápis azul na imprensa , os cortes nas editoras livreiras  e o horror dos interrogatórios políticos eram perpetrados pelos cegos e cruéis tentáculos espalhados pelo país. As prisões politicas estavam cheias de homens e mulheres que ousaram  lutar, ou apenas foram perseguidos e aprisionados por falsas delações ou por supostas  atitudes subversivas.A ditadura governava e exigia obediência. O ideário era um só: o do governo. 
Quem acompanhou a prisão de um  familiar ou de um amigo  , recorda, certamente, com imenso sofrimento, a iniquidade das sevícias que lhe eram feitas. 
Apresenta-se uma curta metragem que retrata, quanto a mim, com alguma leveza, um desses interrogatórios. 
Sinopse
"Repressão e tortura são assuntos de que todos ouvimos falar, mas só alguns portugueses, felizmente o sentitiram na pele.
Será exactamente todo esse processo de detenção e tortura do preso político que será abordado na curta metragem -- Quem é Ricardo.
Durante a acção, esbatem-se referências explícitas, deixando-se em aberto a organização a que o interrogado/torturado pertence."

Ficha Técnica
Realizador: José Barahona
Argumento: Mário de Carvalho
Fotografia: Leonardo Simões
Som: Quintino Bastos
Montagem: Isabel Antunes, José Barahona
Com: Augusto Portela, Luís Mascarenhas, Quim Cachopo, João Didelet, Heitor Loureço, João Miguel Rodrigues, André Gago, António Marques, Jorge Estreia.

Sem comentários:

Enviar um comentário