sábado, 25 de dezembro de 2021

Pie Jesu


Voto de Natal

Acenda-se de novo o Presépio no Mundo!
Acenda-se Jesus nos olhos dos meninos!
Como quem na corrida entrega o testemunho,
passo agora o Natal para as mãos dos meus filhos.

E a corrida que siga, o facho não se apague!
Eu aperto no peito uma rosa de cinza.
Dai-me o brando calor da vossa ingenuidade,
para sentir no peito a rosa reflorida!

Filhos, as vossas mãos! E a solidão estremece,
como a casca do ovo ao latejar-lhe vida…
Mas a noite infinita enfrenta a vida breve:
dentro de mim não sei qual é que se eterniza.

Extinga-se o rumor, dissipem-se os fantasmas!
O calor destas mãos nos meus dedos tão frios!
Acende-se de novo o Presépio nas almas. 
Acende-se Jesus nos olhos dos meus filhos.
                                                    1960
David Mourão-Ferreira, in «‘Cancioneiro de Natal’- Obra Poética»(1948-1995),
Assírio & Alvim  – Porto Editora, p 318 

  

A comovente e magnífica peça de Andrew Lloyd Webber, "Pie Jesu", numa belíssima interpretação do Bel Canto Choir Vilnius, com as cantoras de ópera Joana Gedmintaitė e Lina Dambrauskaitė , acompanhadas  ao piano por   Artūras Anusauskas. O maestro Arturas Dambrauskas rege o coro de que é Director. 
O registo  foi extraído do espectáculo "The Sky Opens for One Night Only", realizado em St. Catherine Church,  em Vilnius, Lithuania , a 16 de Junho de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário