quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Mário Quintana

Mario Quintana, por Santiago

O auto-retrato

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas

de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco

- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?

Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!
Mario Quintana, in Apontamentos de História Sobrenatural, 1976.

Mario Quintana por ele mesmo:
" Nasci em Alegrete, em 30 de Julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas... Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.
Mario Quintana - foto: Dulce Helfer -acervo/AE
Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não estava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! Sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?
Exactamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras. Talvez concorra para esse meu cuidado o facto de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Erico Veríssimo - que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras."
______
Texto escrito pelo poeta para a revista IstoÉ , de 14/11/1984.

Eu escrevi um poema triste
Eu escrevi um poema triste
E belo, apenas da sua tristeza.
Não vem de ti essa tristeza
Mas das mudanças do Tempo,
Que ora nos traz esperanças
Ora nos dá incerteza…
Nem importa, ao velho Tempo,
Que sejas fiel ou infiel…
Eu fico, junto à correnteza,
Olhando as horas tão breves…
E das cartas que me escreves
Faço barcos de papel!

Mario Quintana, in “A Cor do invisível”, 1989.

§

Obsessão do mar oceano
Vou andando feliz pelas ruas sem nome…
Que vento bom sopra do Mar Oceano!
Meu amor eu nem sei como se chama,
Nem sei se é muito longe o Mar Oceano…
Mas há vasos cobertos de conchinhas
Sobre as mesas… e moças na janelas
Com brincos e pulseiras de coral…
Búzios calçando portas… caravelas
Sonhando imóveis sobre velhos pianos…
Nisto,
Na vitrina do bric o teu sorriso, Antínous,
E eu me lembrei do pobre imperador Adriano,
De su’alma perdida e vaga na neblina…
Mas como sopra o vento sobre o Mar Oceano!
Se eu morresse amanhã, só deixaria, só,
Uma caixa de música
Uma bússola
Um mapa figurado
Uns poemas cheios de beleza única
De estarem inconclusos…
Mas como sopra o vento nestas ruas de outono!
E eu nem sei, eu nem sei como te chamas…
Mas nos encontramos sobre o Mar Oceano,
Quando eu também já não tiver mais nome.
Mario Quintana, in “O Aprendiz de feiticeiro”, 1950.

§

Confissão
Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece…
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!
Mario Quintana, in “Velório sem defunto”, 1990.

Mario Quintana - foto: Dulce Helfer

Mario Quintana: um retrato biográfico do poeta
Poeta foi jornalista e traduziu Marcel Proust
por Moacyr Scliar* – (especial para a Folha**)
"Mario Quintana nasceu a 30 de Julho de 1906, na cidade de Alegrete (que os gaúchos preferem dizer: do Alegrete, no sotaque de fronteira). Uma noite muito fria, como são as noites do inverno gaúcho: um grau negativo.
Para comemorar, os irmãos resolveram comprar rapadura no mercadinho da esquina: “Quer dizer, eu fui saudado com duas rapaduras de quatro vinténs”, diz o poeta. Menos prosaicamente, ele lembra que “…no calendário chinês sou cavalo; no ocidental, leão, e no asteca, chuva”.
De um gaúcho da fronteira – região que foi conquistada a ferro e fogo aos espanhóis– se esperaria que preferisse os dois primeiros símbolos; mas Mario é poeta, e prefere a chuva, que lhe lembra o arco-íris e a sua composição favorita, a “Quarta Sinfonia”, de Gustav Mahler.
O pai enviou-o a Porto Alegre, para estudar no Colégio Militar. Gostava de português, francês e história, e era sempre reprovado em matemática: detestava a raiz quadrada e (mais anda) a cúbica, mas gostava de álgebra porque “lida com letrinhas”. Lidar com as letras: uma vocação que se manifestou cedo: aos 13 anos publica seus primeiros textos na “Hyloea”, revista dos estudantes do Colégio Militar.
Mas os fracassos escolares acabaram exasperando o pai. O farmacêutico Celso de Oliveira Quintana era um homem severo: “Filho vagabundo, não quero”.
Apesar de Mario estar empregado como caixeiro na tradicional livraria do Globo, exigiu que ele voltasse ao Alegrete para trabalhar na farmácia. Queria que o filho se tornasse doutor, não poeta.
Anos depois, Mario escreveria em memória do pai o poema “O Velho no Espelho”:
“Por acaso, surpreendo-me no espelho: quem é esse/que me olha, e é tão mais velho que eu?/ (…) Parece/meu velho pai –que já morreu!/(…) Nosso olhar –duro– interroga:/”O que fizeste de mim/” Eu, Pai/ Tu é que me invadiste./ Lentamente, ruga a ruga… Que importa/ Eu sou ainda /aquele mesmo menino teimoso de sempre/ e os teus planos enfim lá se foram por terra/mas sei que vi, um dia –a longa, a inútil guerra!– vi sorrir nesses cansados olhos/um orgulho triste…”
Em 1926, morre a mãe, Virginia de Miranda Quintana, e no ano seguinte, o pai; em 1927, ele tem um poema publicado na revista “Para Todos” do Rio dirigida pelo cronista (gaúcho) Alvaro Moreyra.
Voltou para Porto Alegre e passou a trabalhar num jornal político-partidário, “O Estado do Rio Grande”: “Eu achava muito chato. Então resolvi fazer um título em três colunas, rimado: um alexandrino, um decassílabo, um setissílabo”. Raul Pilla, dono do jornal, ficou irritado: “O título nada tinha a ver com a matéria –por acaso Mario não lia o jornal?” “Eu não lia mesmo. Afinal, trabalhava nele.”
Em 1930, começa a colaborar para a tradicional “Revista do Globo”. No mesmo ano estoura a revolução: alista-se como voluntário no Sétimo Batalhão de Caçadores e parte para o Rio, onde fica seis meses. Lá conhece Cecilia Meirelles, “a poesia em pessoa”.
1934 é um ano importante. Mario começa a trabalhar na Editora Globo, que era um importante centro intelectual. Sob a direção de Henrique Bertaso, que tinha a assessoria de Erico Veríssimo e outros escritores, a Globo lançava no Brasil os grandes autores da actualidade.
Excelente tradutor, Mario teve aí uma grande oportunidade. Fluente em inglês e francês, traduziu Somerset Maugham, Joseph Conrad, Aldous Huxley, Virginia Woolf, Guy de Maupassant, e sobretudo Marcel Proust com “aqueles períodos que dão volta à esquina”.
Em 1940, vem a consagração com os sonetos de “A Rua dos Cataventos” (Ed. Globo) Em 1943 outro passo importante: Mario introduz a poesia no jornal, criando uma secção chamada “Do Caderno H”. Publicada a princípio na revista “Província de São Pedro” e depois no tradicional “Correio do Povo” (1953) cativa o público leitor.
E os livros se sucedem: “Canções” (Ed. Globo, 1946), “Sapato Florido” (prosa e verso, Ed. Globo, 1948). “O Batalhão das Letras” (infantil –  Mario sempre teve um enorme público infantil– Ed. Globo, 1948) “O Aprendiz de Feiticeiro” (Ed. Fronteira, 1950), “Espelho Mágico” (Ed. Globo, 1951, com orelha de Monteiro Lobato), “Caderno H” (Ed. Globo, 1973) “Pé de Pilão” (infantil – Ed. Globo, 1975), “Apontamentos de História Sobrenatural” (Ed. Globo, 1976) “Esconderijos do Tempo” (Ed. L&PM, Porto Alegre, 1980).
E também se sucedem os prémios e homenagens, aos quais reagia com bom humor. Recebendo o título de cidadão honorário de Porto Alegre na Câmara de Vereadores (1967): “Antes, ser poeta era uma agravante, depois passou a ser uma atenuante e agora é uma credencial”.
Palavras suas, no busto com que a Prefeitura de Alegrete o homenageou (1968): “Um engano em bronze é um engano eterno”.
Pessoa muito simples, afável (costumava passear, quando tinha mais saúde, pelo centro de Porto Alegre, recebendo as homenagens dos porto-alegrenses) foi amigo de Drummond, Paulo Mendes Campos, Vinicius de Moraes e Manuel Bandeira, que sobre ele escreveu um poema famoso:
“Meu Quintana, os teus cantares/não são, Quintana, cantares/ são, Quintana, quintanares./ Quinta-essência de cantares/insólitos, singulares…/Cantares? Não! Quintanares!”
E Érico Veríssimo, na introdução a “Pé de Pilão”: “Descobri outro dia que o Quintana é na verdade um anjo disfarçado de homem. Às vezes, quando ele se descuida ao vestir o casaco, suas asas ficam de fora. Ah! Como anjo, o seu nome não é Mario e sim Malaquias…”

*MOACYR SCLIAR, gaúcho, foi escritor e médico sanitarista. Entre seus livros mais importantes estão os romances “A Guerra no Bom Fim” (1972), “Cenas da Vida Minúscula” (1991) e os volumes de contos “Histórias da Terra Trêmula” (1977) e “A Orelha de Van Gogh” (1989). Saiba mais AQUI!
**Originalmente publicado em Folha de S. Paulo, 6 de maio de 1994.

Sem comentários:

Enviar um comentário