quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Portal da Queixa

Portal da Queixa
Lamentos de um poeta menor
Em dia de grande depressão


1

A todos os meus amigos,
A quem costumo falar,
E mesmo aos inimigos
Que nunca hão-de faltar,

2

Aqui, queixoso, me queixo
Dos limites que me tolhem
E a todos eles deixo
Queixas que não encolhem.

3

As minhas queixas são várias,
Desde nunca perceber
Obras extraordinárias
De tantos génios a haver!

4

Desde a grande Agustina,
Por tantos tão celebrada,
Mas com a qual não atina
Minha mente tão minguada,

5

Eu bem tento, porque quero,
A todo o custo entender
O talento vasto e fero
Que nela andava a ferver!

6

Mergulho na obra dela,
Decidido a sorver
Todo o génio que há nela,
Para dar e pra vender

7

Ela escreve, escreve, escreve,
Escreve sempre sem parar;
Nela nunca nada é breve,
Antes gosta de abundar.

8

Nunca pensa no que faz,
Que o pensar é só prós pobres.
De parar é incapaz,
Sem travões nos seus alfobres.

9

Se o génio é bem diferente
E mais forte que o pensar
E se este não mete o dente
Naquele abundante mar,

10

Que é a obra da Agustina,
Como hei de eu lá chegar,
Se a minha pequenina
Ferramenta de sondar

11

É somente a razão
Que o génio dela despreza,
Porque sonda à pai Adão
Quem a razão muito preza!

12

Mas a Agustina é só uma,
De tantos génios que abundam,
Neste país, onde, em suma,
Tantos génios vagabundam.

13

Há Gonçalos e Lourenços,
Há também Velhos da Costa,
Tudo génios tão imensos,
Fica a gente indisposta!

14

Alguns lançam a Llansol,
Bólido extra-terrestre,
Que, vindo de ao pé do sol,
Procura vida silvestre!

15

Escrevem por hieróglifos,
Que têm por deslumbrantes,
Tanto como os geóglifos,
Os Eduardos flamejantes!

16

O Gonçalo, tão fecundo,
Enche longas prateleiras,
Com seu génio, tão profundo,
De palavras varejeiras.

17

A Maria Velho da Costa
Gosta muito da linguagem,
Se esta só se encosta
Ao som que não tem mensagem.

18

São tantos, após Camões,
Nesta pátria bem amada,
Que se esgotam emoções
Nesta terra bem lavrada.

19
Junto deles, fico humilde,
Diminuído, pequeno:
Rimo humilde com Clotilde
E pequeno com cosseno!

22.12.2021 

Eugénio Lisboa, que ficou um pouco mais aliviado,

depois deste desabafo, mas não completamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário