sexta-feira, 4 de maio de 2018

Cinema, Livros e Eventos em Maio

Guernsey –A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata estreia a 10 de Maio em Portugal e destaca o importante papel de um Clube de Leitura durante o período de ocupação nazi descoberto por Juliet Ashton (Lily James), uma jovem escritora bem-sucedida de espírito livre a viver na Londres do pós-guerra.Apesar do sucesso do seu mais recente romance e do apoio do seu querido amigo e editor Sidney (Matthew Goode), Juliet atravessava uma fase de falta de inspiração depois da experiência difícil da guerra. Pronta para aceitar uma proposta de Mark Reynolds (Glen Powell), Juliet recebe uma carta de um membro da misteriosa Sociedade Literária de Guernsey, uma organização formada durante o período de ocupação nazi. Curiosa por saber mais, Juliet decide ir até às ilhas de Guernsey e encontra-se com os excêntricos membros da Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata, entre os quais se encontra Dawsey (Michiel Huisman), o charmoso e intrigante agricultor que esteve na origem da carta.Juliet cedo percebe que a organização esconde um segredo terrível e que têm medo que ela o possa revelar. À medida que Juliet e Dawsey se vão aproximando, ela começa a desvendar o que aconteceu durante os anos difíceis da ocupação nazi e compreende o receio que sentem de contar a sua história.A verdade é que as confidências, a sua ligação à ilha e aos seus habitantes e a crescente afeição que nutre por Dawsey irão, para sempre, mudar o curso da vida de Juliet.
Título Original: The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society
Realizador: Mike Newell (Quatro Casamentos e Um Funeral)
Elenco: Lily James, Michiel Huisman, Jessica Brown Findlay
LIVROS- Editora Relógio D'Água
Diários de Virginia Woolf
9789896418366
736
15,3 x 23,3 cms
Capa Dura com Sobrecapa
1198 gr
SELECÇÃO, TRADUÇÃO E PREFÁCIO DE JORGE VAZ DE CARVALHO
«O que nos diz o Diário da pessoa de VW que nos permita conhecê­‑la melhor? O aspecto mais impressionante creio ser a evidência de uma mulher extremamente contraditória. Desde logo, as alterações radicais dos estados de espírito, a dramática inconstância dos terrores e euforias vivenciais, de um dia “tão divinamente feliz” e de outro exausta e deprimida. Igualmente a dicotomia entre a necessidade de “estar na vertigem das coisas” (o prazer que diz incomparável de jantares e festas, das visitas, das bisbilhotices) e o isolamento com os livros, a escrita, o jardim, a lareira, Leonard. Deseja a animação, os estímulos que põem a mente à prova, os mexericos fervilhantes, e logo se farta da afluência das visitas, despreza os convivas enfadonhos e banais, acusa o desgaste das frioleiras, a perda de tempo com ninharias, anseia beber uma boa “dose de silêncio”.»Do Prefácio
Entre Mim e o Mundo , de Ta-Nehisi Coates
Tradução: Agostinho da Silva
EAN: 9789899947030
Nº de Páginas: 160
Formato: 14x21 cms
Acabamento: Capa Mole
Peso: 214 gr
VENCEDOR DO NATIONAL BOOK AWARD
«A linguagem de Entre mim e o mundo é, como a viagem de Coates, visceral, eloquente, bela e redentora… Um livro de leitura obrigatória.» Toni Morrison
«Poderoso e apaixonado.» Michiko Kakutani, The New York Times
«Brilhante.» The Washington Post
Entre mim e o mundo é uma reflexão profunda e pessoal, muitas vezes indignada, sobre o racismo. Numa carta ao filho adolescente, Ta-Nehisi Coates recorda a sua infância e juventude num bairro violento de Baltimore, o despertar intelectual por via dos livros, dos discursos de Malcolm Xe de mulheres amadas. Dolorosamente, relembra ainda a perda de um colega de faculdade, também ele negro, vítima de uma perseguição policial.
Ta-Nehisi Coates nasceu em 1975 em Baltimore e vive actualmente em Nova Iorque com a mulher e o filho. Como correspondente da revista Atlantic, recebeu os prémios de jornalismo Hillman e George Polk. É o autor de The Beautiful Struggle e de Entre mim e o mundo. O último foi escolhido como um dos melhores livros do ano por, entre outros, The Guardian, The New Yorker e The Economist e venceu o National Book Award de 2015 para não ficção."
Hermione - LaFayette em Portimão
08 Mai 2018 » 10 Mai 2018 (Porto de Cruzeiros de Portimão)
Lafayette partiu na “Hermione” rumo à América do Norte e 1780, onde lutou pelo lado revolucionário na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América.
Durante 3 dias pode visitar o mundo de Lafayette em Portimão. Haverá visitas a bordo, espectáculos de música e animação, exposições e conferências.
O Porto de Cruzeiros de Portimão transforma-se no village “Hermione LaFayette” com vários expositores da área gastronómica, artesanato, artigos vários, entidades oficiais e animação diária.
O Village “Lafayette” funciona das 09:30 às 23:00 e tem entrada livre. As visitas à fragata "Hermione Lafayette" são pagas.
Visitas à Fragata : Adulto: €3,00 / Crianças entre os 6 e os 12 anos: €1,00

(Não é permitida a entrada/visita à fragata de crianças com idade inferior a 6 anos por questões de segurança)

Terras sem Sombra em Beja
O Cante da Ilha da Liberdade, a rota de Soror Mariana e observação de aves
O Baixo Alentejo volta a ganhar protagonismo enquanto destino privilegiado de património, música e biodiversidade. Os dias 5 e 6 de Maio são dedicados pelo Terras sem Sombra a Beja, tendo como pano de fundo as Cartas Portuguesas, de Soror Alcoforado.

Segredos das vozes corsas
O etnomusicólogo Michel Giacometti, nascido na Córsega, foi quem primeiro aprofundou as ligações entre o Cante e a Polifonia das zonas rurais dessa ilha, que constitui, decerto, o “parente mais próximo” das modas do Alentejo. Invocando essa herança partilhada, o mais destacado ensemble corso da actualidade, Barbara Furtuna – Voix Corses apresenta, na igreja do convento de S. Francisco (Pousada), às 21h30, o concerto O Canto na Ilha da Liberdade. Jean-Philippe Guissani, Maxime Merlandi, Jean-Pierre Marchetti e André Dominici escolheram um programa, com composições religiosas e profanas, bem representativo da polifonia da Córsega, desde o século XVIII aos dias de hoje, não esquecendo as afinidades com o Cante. Trata-se de uma ocasião muito propícia para conhecer uma tradição musical de que se fala muito, mas que se escuta pouco entre nós. O espectáculo é consagrado pelo Terras sem Sombra à memória de Giacometti, falecido em Faro, em 1990, e cujo corpo repousa em Peroguarda – aldeia alentejana que ele amou e cujas tradições musicais estudou ao longo de décadas. Esta iniciativa resulta da colaboração bilateral do festival alentejano com o Centro Superior de Investigação e Promoção da Música, da Universidade Autónoma de Madrid, iniciada em 2017.

Na Rota de Soror Mariana Alcoforado
O nome de Soror Mariana Alcoforado, religiosa no convento da Conceição, é indissociável das cartas de amor dirigidas a Noël Bouton, conde de Saint-Léger, mais tarde marquês de Chamilly, e publicadas em França (1669) sob o título de Lettres Portugaises. A tarde de sábado é consagrada a percorrer uma “Rota de Mariana”, antecipando a celebração dos 350.º aniversário da publicação das Cartas Portuguesas, em 2019. Visitam-se, assim, monumentos e sítios que conservam a memória da célebre “Freira de Beja”: a casa onde nasceu, hoje sede do Club Bejense; a igreja de Santa Maria da Feira, onde foi baptizada; e o convento onde entrou com apenas 11 anos, passou toda a existência e está sepultada. Esta iniciativa tem o ponto de encontro no Museu Regional de Beja, às 15 horas, e é orientada pelos historiadores Florival Baioa Monteiro e José António Falcão.

Um santuário das aves na planície: a barragem dos Grous
Situada em Albernoa, a Herdade dos Grous caracteriza-se pela simbiose entre as actividades turísticas e as práticas agro-ambientais, apresentando diferentes tipos de habitats que permitem acolher uma grande variedade de espécies de aves, quer residentes, quer migratórias. A sua barragem constitui um santuário na planície para muitas dessas aves, que só podem ser observadas em biomas deste género, tipicamente mediterrânicos. Entre as mais de 200 espécies que se identificam no local, sobressaem o peneireiro-cinzento, a águia-pesqueira, o picanço-real-meridional, a poupa, o abelharuco, a andorinha-dáurica, o picanço-barreiteiro e o papa-figos, entre outros casos paradigmáticos. Um verdadeiro tesouro da biodiversidade alentejana, com repercussões mundiais, que atrai todos os anos muitos peritos em birdwatching. Tirando partido deste contexto privilegiado para a conservação da natureza, o festival dedica a manhã de domingo, às 10 horas, a um passeio interactivo para a observação de aves, com uma explicação das práticas biológicas que a herdade está a desenvolver, em particular na vertente da exploração agrícola, e a realização de actividades práticas a ela associadas. São guias o biólogo Luís Salvador e do médico Dinis Cortes, grandes conhecedores da fauna da região. As iniciativas do Terras sem Sombra são de acesso livre e resultam da colaboração da Pedra Angular com a Câmara Municipal de Beja.
O mês de Maio é porventura aquele em que Beja mais fervilha de actividade cultural. Difícil mesmo é destacar um evento específico relativamente a outro. O cinema italiano está em destaque logo no início do mês com mais uma edição da Festa de cinema desse país.
Dias depois, no primeiro fim-de-semana de Maio, a “Festa do Azulejo” e o “Festival Terras sem Sombra”, trarão muita alegria e qualidade artística
à sede de Concelho.
A “Beja Romana” com alguns contornos novos, nomeadamente um maior envolvimento da comunidade escolar local, estará de regresso ao Centro Histórico entre os dias 17 e 20 de maio.
No final do mês o “Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja” abrirá portas para mais uma quinzena que colocará Beja no topo nacional
da Banda Desenhada, com um roteiro que permitirá praticamente dar a conhecer toda a cidade a quem decida visitar-nos.
A Câmara Municipal de Beja volta também a assinalar o Dia da Cidade, “a nossa” Quinta-Feira da Ascensão, com atividades no Parque da Cidade e
dentro das comemorações da data teremos no domingo, dia 13, a “Grande Corrida Cidade de Beja” agora batizada com o nome do nosso conterrâneo Fernando Mamede.
Teremos ainda conferências, colóquios e exposições de enorme qualidade para completar esta oferta já de si multifacetada.
O Pax-Júlia, o Centro UNESCO, a Biblioteca Municipal, os Museus e espaços privados completam com programações para todos os gostos este leque
de ofertas de excelência que acontecem em Beja em Maio.
Convido-o a consultar as opções nesta agenda e a aproveitar Beja o melhor que puder." CMB

À CONVERSA COM

Bordalo II, no seu ateliê



O artista de arte urbana Bordalo II fala sobre a sua forma de criar e sobre a peça original que construiu para o Jardim Gulbenkian. Não perca a entrevista nem deixe de visitar a obra Half Bear, nos jardins da Fundação.
LEIA A ENTREVISTA

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

STOP Infeção Hospitalar!

Segunda, 7 aio, 10:30, Auditório 2



O Desafio Gulbenkian STOP Infecção Hospitalar! terminou e foi uma história de sucesso.
A ideia de diminuir, em 50%, a incidência das infecções adquiridas em meio hospitalar no prazo de 3 anos (2015-2018) não só foi alcançada como as expectativas foram superadas. Na segunda feira serão apresentados os resultados finais do Desafio, num encontro que falará também do futuro.
SAIBA MAIS

MÚSICA

War Requiem

Sexta, 4 de Maio, 21:00, Grande Auditório

A obra War Requiem, ou o Requiem da Guerra, foi escrita pelo compositor inglês Benjamin Britten em 1962 como uma pungente declaração antiguerra e um apelo ao entendimento entre os homens. Estreada na catedral de Coventry, a obra (não litúrgica) sobe agora ao palco do Grande Auditório com  o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direcção de Graeme Jenkins.

SAIBA MAIS


CURSO

Glória e Pranto: a representação da guerra na história da música

8, 10 e 14 Maio, 18:30–20:30, Auditório 3


A história da civilização ocidental é também a história da guerra, diz Rui Vieira Nery. Durante três sessões, o musicólogo falará sobre a representação da guerra na história da música: das marchas militares aos pedidos de protecção divina, dos hinos ao choro pela destruição, a morte e a saudade.
SAIBA MAIS

Hackathon


A Maratona Digital Hack for Good é já este fim de semana, no Palácio dos Correios, no Porto!
SAIBA MAIS

GULBENKIAN.PT

Copyright © 2018 Fundação Calouste Gulbenkian, Todos os direitos reservados

Fundação Calouste Gulbenkian
Lisbon 1067-001
Portugal


Exposição “Visões Simbólicas” de Gerson Fogaça em Maio


O brasileiro Gerson Fogaça inaugura a exposição de pinturas “Visões Simbólicas” na Casa da América Latina, a 10 de maio, pelas 18h00, e que ficará patente até 27 de julho.
 

Recital de Lauro Moreira "Vozes Poéticas da Iberoamérica"


O ex-embaixador brasileiro Lauro Moreira apresenta o recital "Vozes Poéticas da Iberoamérica" na Casa da América Latina, no dia 11 de maio, pelas 21h30. Lauro Moreira vai interpretar várias “vozes” da literatura ibero-americana, articulando-as com a música destas regiões.

Festival Internacional da Máscara Ibérica apresenta “Dias de Cinema”


XIII Festival Internacional da Máscara Ibérica apresenta, no âmbito da atividade “Dias de Cinema”, três filmes (dois portugueses e um brasileiro), com incidência na temática das máscaras, dias 16 e 17 de maio na Casa da América Latina.

Prémio Científico Mário Quartin Graça 2018


Estão abertas, até ao próximo dia 31 de maio, as candidaturas ao Prémio Científico Mário Quartin Graça, instituído pela Casa da América Latina e pelo Banco Santander. Veja aqui o regulamento e ficha de inscrição.

Embaixada do México homenageia José Arreola no Dia Internacional do Livro


A Embaixada do México em Portugal convidou a cidade a acompanhar a sua comunidade para ler um fragmento da obra “La Feria”, comemorando o centenário do nascimento do escritor Juan José Arreola, que junto com Juan Rulfo, é considerado o mestre do conto mexicano contemporâneo.

Sergio Ramírez – Prémio Cervantes 2018


Prémio Miguel de Cervantes foi entregue ao escritor nicaraguense Sergio Ramírez pelos reis de Espanha, no dia 23 de abril, na Universidade de Alcalá de Henares, em Madrid. Esta é a primeira vez que um autor da América Central é distinguido com este prémio.

Augusto Santos Silva publica “Argumentos Necessários”


Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, publicou o livro Argumentos Necessários. Para melhor entender a política externa portuguesa.

Visita Guiada à exposição “Movimento 2” de Leonor Beltrán




A Casa da América Latina e Leonor Beltrán organizam uma visita guiada à exposição “Movimento 2”, no dia 3 de maio, pelas 18h00. No final da visita terá lugar uma conversa entre Leonor Beltrán e Joana Consiglieri.

Baile e músicas latinas para toda a família na CAL
 

atividade "Músicas Latinas" é orientada para famílias e procura explorar a expressão criativa das musicalidades da região latino-americana. Esta experiência intercultural realiza-se a 12 de maio, pelas 16h00, na Casa da América Latina.
 

Apresentação do Livro “Cuba, Ano Zero?” na CAL


O livro "Cuba, Ano Zero?", dos fotógrafos Luís Câmara e Carlos Lopes Franco, vai ser apresentado na Casa da América Latina (CAL) a 18 de maio, pelas 18h30.


 

11º edição do Curso de Verão América Latina Hoje


Continua aberta, até 15 de julho, a fase de candidaturas para o Curso de Verão América Latina Hoje, que vai ter lugar no ISCTE-IUL, em Lisboa, entre os dias 2 e 6 de julho.
 

Duas exposições, dois caminhos


Texto de Yvette Centeno sobre as exposições de Leonor Beltrán na Casa da América Latina e Teresa Balté na Perve Galeria. 

FILBo aproxima literaturas ibero-americanas


“Sentir as Ideias” foi o tema da 31ª Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que teve a Argentina como convidado de honra. A feira, onde estiveram presentes diversos autores latino-americanos, decorreu entre 17 de abril e 2 de maio.
 

Carta Universal dos Deveres e Obrigações das Pessoas


Carta Universal dos Deveres e Obrigações das Pessoas, uma iniciativa de um grupo de personalidades mexicanas, conta com o apoio do Governo do México.


Libres - couverture du numéro 5 du Nouveau Magazine littéraire
En kiosque
Le numéro 5 du magazine est arrivé chez vos marchands de journaux.
•En couverture : L'Union européenne focalise toutes les rancœurs et tous les rejets. Voulant sauver cet espace commun du naufrage de la technostructure bruxelloise, nous avons demandé à des auteurs de pays et d'horizons différents de repenser et de réinventer l'Europe.
•La conversation : Leïla Slimani et Raphaël Glucksmann rencontrent Asli Erdogan.
•Les récits : L'île impossible par Eirikur Örn Norodahl et Le premier métro par Sara Lövestam.
•Les idées : Macron, un chasseur sachant chasser. Deux cents ans après, Marx toujours capital.
•Le dossier : Les Misérables ont la peau dure.
•Notre bibliothèque : Philippe Lançon, Silvia Avallone, Edouard Louis...
•Et bien plus encore...

Sem comentários:

Enviar um comentário