domingo, 29 de novembro de 2015

Ao Domingo Há Música

Insensatez
Ah, insensatez que você fez
Coração mais sem cuidado
Fez chorar de dor o seu amor
Um amor tão delicado

Ah, por que você foi fraco assim
Assim tão desalmado
Ah, meu coração, quem nunca amou
Não merece ser amado

Vai, meu coração, ouve a razão
Usa só sinceridade
Quem semeia vento, diz a razão
Colhe sempre tempestade

Vai, meu coração, pede perdão
Perdão apaixonado
Vai, porque quem não pede perdão
Não é nunca perdoado
Composição: Vinicius de Moraes / António Carlos Jobim

O nome de Rosa Passos tem lugar cativo no grupo daqueles que  por talento e por obra se distinguem.  Rosa Passos é uma cantora, violonista e compositora brasileira.
Quem a conhece e escuta  é capaz de reconhecer o que sobre ela escreveu a Gazeta de Alagoas, Brasil : " Do samba ao bolero, da bossa nova ao mais rasgado samba-canção, a cantora, compositora e violonista Rosa Passos transita com desenvoltura por qualquer género musical, imprimindo em seu estilo personalíssimo um expressivo acento jazzístico. Considerada uma das maiores artistas brasileiras em actividade, a baiana radicada em Brasília há mais de três décadas se notabilizou por uma brilhante trajectória nos palcos internacionais, nos quais consolidou o seu nome com um prestígio que lhe permitiu se apresentar e gravar ao lado de ícones do jazz como o baixista Ron Carter e conquistar a admiração de figuras legendárias como o trompetista Wynton Marsalis e o violoncelista Yo-Yo Ma. 
Com interpretações onde o apuro técnico se soma ao bom gosto e ao fraseado musical que lhe rendeu admiradores exigentes, Rosa conquistou plateias nos Estados Unidos, Europa e Japão."
Eis como a perícia do contrabaixista Ron Carter permite descobrir a limpidez e a suavidade da voz de Rosa Passos  interpretando a canção Insensatez do Álbum Entre Amigos.

Rosa Passos e Ron Carter , em Por Causa de Você ,  de Antonio Carlos Jobim e  Dolores Duran, composição extraída do mesmo Álbum  Entre Amigos.
Sentado à beira do caminho é uma canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos lançada em Maio de 1969. 
Vem a chuva, molha o meu rosto e então eu choro tanto
minhas lágrimas e os pingos dessa chuva
se confundem com o meu pranto
Olho pra mim mesmo, me procuro e não encontro nada
sou um pobre resto de esperança à beira de uma
estrada

Preciso acabar logo com isso 

Preciso lembrar que eu existo


E , em Madrid (2005), Rosa Passos interpreta Jardim, canção de  Karen Ann Zeidel & Benjamin Biolay,  com letra  de  Silvano Michelino.

Sem comentários:

Enviar um comentário