quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Un bel di vidremo

O coração morre lentamente, derramando cada esperança como folhas até que um dia não há nenhuma. Nenhuma esperança. Nada resta.
 Artur Dourado

 Byron disse, justamente, que o amor é apenas uma ocupação na vida do homem, ao passo que é a própria vida da mulher.


A belíssima e emocionante  ária   de Puccini, "Un bel di vidremo",  ( da Ópera "Madame Butterfly"), legendada em espanhol,  retirada do filme de 1995, dirigido por Frédéric Mitterrand, com Ying Huang no papel principal.  A ária Un bel dì, vedremo é uma esperança que deveria ser um lamento. O abandono , uma forma de anulação da mulher , evidenciando uma ausência de  direitos. Uma mulher que fica quase em cativeiro na crença de que é amada e não abandonada 
"Madame Butterfly" é uma adaptação cinematográfica da famosa ópera de Giacomo Puccini. O filme conta a trágica história de amor entre uma jovem gueixa japonesa, Cio-Cio San, e um oficial da marinha americana, Benjamin Franklin Pinkerton.  Esta obra explora temas de amor, sacrifício e choque cultural.
O libreto foi escrito por Luigi Illica e Giuseppe Giacosa. A ópera foi apresentada pela primeira vez no Teatro La Scala, em Milão, em 17 de Fevereiro de 1904, dedicada à rainha italiana Elena de Montenegro. A produção foi um sucesso e de imediato seguiram-se várias montagens nos principais teatros do mundo.
Madame Butterfly, a história: 
"Nagasaki, Japão, cerca de 1900. Pinkerton, tenente da marinha norte-americana, está prestes a casar com a sua noiva japonesa, “delicada como uma borboleta”, Cio-Cio-San (Butterfly), mas tem pretensões de um dia casar com uma verdadeira noiva americana. O cônsul americano, Sharpless, desaconselha-o a casar e gaba-se de ter uma mulher em cada porto. Ficando a sós, os recém-casados celebram o seu amor. Pinkerton regressa aos Estados Unidos mas promete voltar. Sem notícias do marido há já três anos, Butterfly continua a acreditar no seu regresso e recusa o novo pretendente, o rico Príncipe Yamadori.
Chega um navio ao porto e Butterfly tem a certeza de que é Pinkerton que regressa para ela e para o seu filho. Butterfly, ansiosa pelo reencontro, espera toda a noite pelo marido. No dia seguinte, Pinkerton chega acompanhado por Sharpless e pela sua nova mulher americana, Kate, mas ao recordar a felicidade que viveu com Butterfly e ao ver como ela ainda o ama fica cheio de remorsos. Relutante, Butterfly aceita entregar o filho mas só ao próprio Pinkerton. Ficando a sós com o filho, Butterfly beija-o ternamente e pede-lhe para recordar para sempre o rosto da sua mãe. Em seguida pega no sabre do seu pai e mata-se. “Com honra morre quem em honra não pode viver”.

Sem comentários:

Enviar um comentário