sábado, 21 de maio de 2022

Αντίο Βαγγέλη Παπαθανασίου - Adeus Vangelis

Vangelis Papathanasiou.

O compositor grego Vangelis Papathanasiou morreu aos 79 anos.  A notícia foi avançada pela agência de notícias grega Athens. Segundo a agência noticiosa, que cita os advogados do compositor, Vangelis morreu na terça-feira, 17 de Maio. A causa da morte não foi divulgada.
Kyriakos Mitsotakis, primeiro-ministro grego, reagiu à notícia na rede social Twitter: "Vangelis  já não está connosco. O mundo da música perdeu o artista internacional Vangelis".
O célebre compositor nasceu em Vólos (norte de Atenas), a 29 de Março de 1943. Autodidata iniciou a carreira - muito marcada pelo uso de sintetizadores - nos anos sessenta. Em 1968, Vangelis Papathanasiou fundou a banda de rock progressivo Aphrodite's Child juntamente com o músico Demis Roussos (vocalista), Loukas Sideras e Anargyros "Silver" Koulouris (guitarrista).
A estreia a solo foi em 1974 com o álbum "Earth". Vangelis chegou a participar nos ensaios da banda britânica de rock progressivo Yes, tornando-se amigo do vocalista daquele grupo, Jon Anderson.
Com Jon Anderson, o grego produziu os discos "Short Stories" (1980), "The Friends of Mr. Cairo" (1981), "Private Collection" (1983) e "Page of Life" (1991), bem como as colectâneas "The Best of Jon & Vangelis" (1984) e "Chronicles" (1994).
Celebrado continuamente pelo premiado  tema Chariots of Fire, Vangelis também foi contratado por órgãos desportivos para grandes eventos, incluindo os Jogos Olímpicos de 2000 em Sydney, a Copa do Mundo de 2002 no Japão e na Coreia do Sul e as Olimpíadas de 2004 em Atenas. Escreveu também partituras de ballet e música para produções teatrais como Medea, The Tempest e outras peças.

The Pray of the World , de  Vangelis,  interpretada por  Montserrat & Marti Caballe e Vangelis , com  90.000 espectadores. Esta  actuação faz parte da cerimónia de abertura do  6th IAAF World Championships in Athletics, de  1997, em  Atenas.  O conceito da cerimónia, a direcção , a supervisão artística e musical  foram  de  Vangelis Papathanasiou.

 
 Like A Dream, de Vangelis,  na voz de  Montserrat Caballe.

Sem comentários:

Enviar um comentário