domingo, 24 de outubro de 2021

Ao Domingo Há Música


E tocará esse piano

Eu não voltarei. E a noite
morna, serena, calada,
adormecerá tudo, sob
sua lua solitária.

Meu corpo estará ausente,
e pela janela alta
entrará a brisa fresca
a perguntar por minha alma.

Ignoro se alguém me aguarda
de ausência tão prolongada,
ou beija a minha lembrança
entre carícias e lágrimas.

Mas haverá estrelas, flores
e suspiros e esperanças,
e amor nas alamedas,
sob a sombra das ramagens.

E tocará esse piano
como nesta noite plácida,
não havendo quem o escute,
a pensar, nesta varanda.
Juan Ramón Jimenez, in Antologia Poética, trad. José Bento, Relógio D'Água, p.31-32

Quer o poeta , quer o compositor, quer o pianista dão ao piano o encanto que sempre nos comove . E tocará esse piano para todos nós, nesta manhã de domingo, em teclas de fantasia, que Chopin , um dos grandes pianistas do sec. XIX, soube registar em pauta. 
Que comece!

Daniil Trifonov , numa excelente interpretação  de  Fantaisie-Impromptu In C-Sharp Minor, Op. 66, de  Frédéric Chopin (1810-1849).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário