sexta-feira, 9 de abril de 2021

Baudelaire - 200 anos

"Extremamente rica, a personalidade de Charles Baudelaire (9 de Abril de 1821 - 31 de Agosto de 1867) , por muitos considerado o primeiro , em data, dos poetas modernos , tem suscitado uma vastíssima bibliografia  em que essa figura  quase lendária do poeta maldito  tem sido encarada sob múltiplos aspectos, que vão da interpretação crítica ou estética  da sua obra à análise psicológica ou sociológica , passando pelos aliciantes domínios da biografia 
Jean-Paul Sartre faz parte desse conjunto de bibliógrafos  , embora recrie  de um outro ponto de vista a experiência baudelairiana. Ao iniciar o seu livro Baudelaire  afixa o seguinte: 
 « Não teve a vida que merecia. Dir-se-ia  que a vida de Baudelaire foi uma magnífica ilustração desta consoladora máxima. Não merecia , sem dúvida, aquela mãe, aqueles perpétuos embaraços, aquele conselho de família, aquela amante mesquinha, nem aquela sífilis  - e que pode haver de mais injusto do que o seu fim prematuro?(...)
Quando seu pai morreu, Baudelaire  tinha 6 anos e vivia na adoração da mãe; fascinado, rodeado de atenções e cuidados, ainda não sabia  que existia como pessoa, mas sentia-se ligado ao corpo  e ao coração da mãe por uma espécie de participação primitiva e mística; afundava-se no doce calor daquele amor recíproco; (...) eu vivia sempre em ti , escreverá Baudelaire  mais tarde à mãe, tu eras exclusivamente minha. Eras ao mesmo tempo um ídolo e um camarada.(...)
Em Novembro de 1828, aquela mulher tão amada  volta a casar, com um militar; Baudelaire vai interno para um colégio. Data desta época  a famosa "quebra". Crépet cita, a este respeito, uma nota muito significativa  de Buisson: " Baudelaire tinha uma alma muito delicada, muito fina, original e terna que se quebrara no primeiro choque  da vida." Havia na sua existência, um acontecimento que não pudera suportar: o segundo casamento de sua mãe. Era inesgotável quando se tratava deste assunto e a sua lógica terrível resumia-se sempre no seguinte: Quando se tem um filho como eu " - "como eu" era subentendido -  não se volta a casar.
Este brusco rompimento e o desgosto  que daí resultou lançaram-no , sem transição, numa existência pessoal." Jean-Paul Sartre, in "Baudelaire", Publicações Europa-América, Maio de 1966, pp.15-17
Esse acontecimento  é evocado, mais tarde,  por Charles Baudelaire no seu livro "O meu coração a nu": 
XII
Sentimento de solitude , desde a minha infância. Apesar da família, e no meio dos camaradas, sobretudo, sentimento de destino eternamente solitário.
Todavia, gosto muito vivo da vida e do prazer

No mesmo livro , escreve na página seguinte:
XIII
Quase toda a nossa vida é empregada em curiosidades néscias. Em compensação,  há coisas que deveriam excitar a curiosidade dos homens no mais alto grau, e que , a avaliar pelo seu modo de vida normal, não lhes inspiram nenhuma.
Onde estão os nossos amigos mortos? 
Porque estamos nós aqui?
Vimos de alguma parte?
O que é a liberdade?
Pode ela conciliar-se com a lei providencial?
O número das almas é finito ou infinito?
E o número das terras habitáveis? 
Etc., etc.

 e continua na página 71:
LXXIII
Muito criança, senti no coração dois sentimentos contraditórios: o horror da vida  e o êxtase da vida. É bem ao gosto de um preguiçoso nervoso.
Charles Baudelaire, in  " O meu coração a nu ",  Guimarães Editores, pp. 44, 45, 71

Charles-Pierre Baudelaire foi um dos maiores poetas do século XIX, tendo influenciado decisivamente toda a poesia moderna. Rebelde, combateu a censura e a intolerância, sendo ao mesmo tempo controverso e célebre no seu tempo.  Poeta, ensaísta, jornalista, crítico de arte (Salons 1845, 1846, 1859), nasceu em Paris em 1821. Em 1833 mudou-se com a nova família para Lyon, onde frequentou uma escola militar – mas acabou expulso. Após o episódio voltou a Paris e passou a viver no Quartier Latin, onde começou a escrever. Em 1838 escreveu o poema Incompatibilité. Nessa mesma época teria contraído sífilis. Na tentativa de separá-lo do mundo boémio, em 1841,  a mãe e o padrasto  colocaram-no  num navio rumo à Índia. A viagem de nada adiantou, já que Baudelaire abandonou o navio e retornou a Paris. De regresso, participou na Revolução de 1848.
Em 1844 , a sua mãe recorreu à Justiça para limitar a destruição da sua própria fortuna, ficando então a gestão da  fortuna nas mãos de um notário -tutor.  E, nesse mesmo ano, passou a colaborar anonimamente ou sob pseudónimo para várias publicações parisienses.
Envolveu-se com a actriz Marie Daubrun, a cortesã Apollonie Sabatier e ainda com a actriz Jeanne Duval, uma mulata por quem se apaixonou e a quem dedicou o ciclo de poemas «Vénus Negra». Em 1846, ainda sob o pseudónimo de Baudelaire-Dufaÿs, publicou ensaios sobre acontecimentos artísticos, além de poemas em várias publicações parisienses. . Em 1852 ,publicou Edgar Allan Poe:  vida e  obra e, um ano depois, traduziu O Corvo, de Poe. Dois anos depois, enviou vários poemas para Mme. Sabatier, que passou a ser uma figura da maior importância na sua vida. Baudelaire, no entanto, passou a viver o drama de dois amores: Mme. Sabatier e Jeanne Duval, situação que será o tema baudelairiano da double postulation.
No ano de 1855, entre outras publicações, destacou-se o aparecimento na Revue des Deux Mondes de dezoito poemas que apareceram pela primeira vez sob o título geral de As Flores do Mal. O  título não foi dado pelo poeta e sim pelo amigo Hyppolyte Babou. A 25 de Junho de 1857,  foi lançado o livro As Flores do Mal. No dia 5 de Julho, saiu a crítica do jornalista e crítico literário Gustave Bourdin, denunciando a publicação de As Fores do Mal; acredita-se  que este artigo tenha motivado as medidas judiciais que foram tomadas contra o poeta e o seu livro. Em 11 de Julho, Baudelaire envia uma carta a Poulet-Malassis, comunicando a apreensão dos livros à venda em Paris e pedindo ao editor que esconda os livros ainda não distribuídos. Escreve para Mme. Sabatier, perguntando se ela poderá interceder a seu favor junto aos juízes.
Em Agosto, começou o processo de As flores do Mal. O promotor foi Ernest Pinard, que já havia acusado Flaubert, no processo contra Madame Bovary,  em Janeiro desse mesmo ano. O resultado do julgamento foi desastroso para o poeta, sendo condenado juntamente com o editor sob a acusação de ter  conspirado  contra “a moral pública e os bons ­costumes”. Foram  cortados  vários versos e seis poemas suprimidos integralmente ( Lesbos, Femmes damnées, Le  Léthé, À celle qui est trop gaie, Les bijoux, Les Métamorphoses du vampire). Estes poemas condenados  aparecerão mais tarde em 1866 , em Bruxelas , numa  brochura com o título "Les Épaves". Entretanto,  Baudelaire recebeu carta de Victor Hugo, em que este grande escritor da literatura francesa afirma : “As suas flores do mal resplandecem e deslumbram como estrelas”.
A  sentença  desta condenação  foi reformada judicialmente somente em 1949.  
Baudelaire foi um dos maiores poetas franceses de todos os tempos,  Embora muito criticado, tinha entre muitos admiradores além de Victor Hugo, outros como Gustave Flaubert, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine.
Em Fevereiro de 1865, Baudelaire ficou gravemente doente e ,em Março,  sofreu um mal súbito numa igreja em Namur. Teve que ser internado.  Em Julho, já privado da voz, mas perfeitamente lúcido, Baudelaire retornou a Paris trazido pela mãe. Foi internado na Casa de Saúde do Doutor Duval, onde passou a receber grandes figuras da poesia francesa, como Sainte-Beuve, Banville, Leconte de Lisle e outros. Em 31 de Agosto de 1867, morreu, aos 46 anos, nos braços de sua mãe. Imediatamente a Revue nationale publicou os seus últimos poemas em prosa. Foi enterrado a 2 de Setembro no cemitério de Montparnasse . Junto ao túmulo do poeta, discursaram os  amigos poetas Banville e Asselineau."


LXVIII

LA MUSIQUE

La musique souvent me prend comme une mer!
Vers ma pâle étoile,
Sous un plafond de brume ou dans un vaste éther
Je mets  à la voie;

La poitrine en avant et les poumons gonflés
Comme de la toile,
J'escalade le dos des flots amoncelés
Que la nuit me voile;

Je sens vibrer em moi toutes les passions 
D'un vaisseau qui souffre;
Le bon vent, la tempête et ses convulsions

Sur l'immense gouffre 
Me bercent. - D'autres fois, calme plat, grand miroir
De mon désespoir!

CIII
À une passante

La rue assourdissante autour de moi hurlait.
Longue, mince, en grand deuil, douleur majestueuse,
Une femme passa, d’une main fastueuse
Soulevant, balançant le feston et l’ourlet;
Agile et noble, avec sa jambe de statue.
Moi, je buvais, crispé comme un extravagant,
Dans son oeil, ciel livide où germe l’ouragan,
La douceur qui fascine et le plaisir qui tue.
Un éclair… puis la nuit! — Fugitive beauté
Dont le regard m’a fait soudainement renaître,
Ne te verrai-je plus que dans l’éternité?
Ailleurs, bien loin d’ici! trop tard! jamais peut-être!
Car j’ignore où tu fuis, tu ne sais où je vais,
Ô toi que j’eusse aimée, ô toi qui le savais!
Charles Baudelaire, Les Fleurs du Mal , Editions Barnard, 1949, pp.107, 158

Sem comentários:

Enviar um comentário