quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Nobel da Literatura para Louise Glück

"A poeta norte-americana Louise Glück é a vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2020. O galardão foi-lhe atribuído pela sua “voz poética inconfundível que, com beleza austera, torna a existência individual universal”. O anúncio foi feito ao final da manhã desta quinta-feira, na Academia Sueca, em Estocolmo. O comité do Nobel já falou com a vencedora: “A mensagem foi recebida com surpresa mas, pelo que me pareceu, foi bem acolhida”, adiantou um membro. Foi também revelado que, devido à “situação pandémica”, os vencedores dos Nobel de 2020 não irão juntar-se este ano na habitual cerimónia de dezembro em Estocolmo. “Em vez disso, a cerimónia do prémio e os discursos” serão transmitidos online, com sessões individuais para cada categoria. “Os laureados vão ser convidados para a cerimónia do próximo ano em Estocolmo.”
O crítico William Logan, do "The New York Times", descreve a escrita de Glück como "o resultado lógico de um certo tipo de verso confessional, faminto de adjetivos, reduzido a um conjunto nervoso de verbos, intenso, quase ultrapassado. Os seus poemas são sombrios, difícil desviar o olhar deles". 
Com a vitória de Louise Glück, o Prémio Nobel já tem quatro mulheres laureadas  neste ano. A primeira foi Andrea Ghez, que dividiu o prémio com dois cientistas pela pesquisa em buracos negros. Além dela, Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna ganharam o Prémio Nobel 2020 em Química pela descoberta do Crispr, método de edição do genoma.
Este ano, o prémio para cada uma das categorias do Nobel é de 10 milhões de coroas suecas."
As mulheres  laureadas com o Prémio Nobel 
Apenas dezasseis mulheres receberam  o Prémio Nobel de Literatura entre uma centena de homens,  desde a sua criação, em 1901.  A  última laureada  foi  Olga Tokarczuk, em 2018. 
·1909 – Selma Lagerlöf 
·1926 – Grazia Deledda 
·1928 – Sigrid Undset
·1938 – Pearl Buck 
·1945 – Gabriela Mistral 
·1966 – Nelly Sachs 
·1991 – Nadine Gordimer
·1993 – Toni Morrison
·1996 – Wislawa Szymborska 
·2004 – Elfriede Jelinek
·2007 – Doris Lessing 
·2009 – Herta Müller 
·2013 – Alice Munro 
·2015 – Svetlana Alexievich 
·2018 – Olga Tokarczuk 
·2020 - Louise Glück 
(Artigo composto   com  informações  retiradas da  Imprensa.)

Sem comentários:

Enviar um comentário