segunda-feira, 20 de março de 2017

Rest in Peace




Chuck Berry  - Rest In Peace, (18-10-1926 - 18-03-2017), in AVO Sessions Switzerland 2007.
"Chuck Berry, Charles Edward Anderson Berry Sr., uma das lendas do rock n' roll, morreu neste sábado aos 90 anos. A informação foi confirmada pela polícia do Missouri, que respondeu a uma chamada de socorro na casa de Berry, mas o guitarrista já  não respondeu  aos cuidados médicos.
Tinha 90 anos, festejados a 18 de Outubro último. Mantinha-se fiel ao seu estado natal, o Missouri, onde nasceu (em St. Louis), onde vivia e onde morreu (em St. Charles).  Mas é clara e evidente a ideia de que, com o silêncio definitivo da sua guitarra Gibson, morre mais um pouco do rock e da sua envolvente mitologia.
Charles Edward Anderson Berry começou a tocar ainda novo, e já se apresentava em público quando frequentava  o ensino médio. Depois de ser internado num reformatório, entre 1944 e 1947, por assalto a mão armada, casou-se e começou a trabalhar numa fábrica de automóveis. Influenciado pelos  cantores de blues como T-Bone Walker, aventurou-se em trios e parcerias até chegar a Chicago em 1955, onde fez os contactos que lhe permitiriam seguir profissionalmente na música.
Numa época em que a música negra dos EUA se fazia com variações de blues, Chuck Berry começou a inovar trazendo para o R&B  solos de guitarra e letras que falavam do dia a dia dos jovens, além de um  jeito único de performance, que mais tarde serviria de influência a outra geração, a de Elvis Presley. Até hoje são  tocadas as versões de Berry para clássicos do começo do rock, como "Maybellene" (1955), "Roll Over Beethoven" (1956), "Rock and Roll Music" (1957) e "Johnny B. Goode" (1958)."

Sem comentários:

Enviar um comentário