sábado, 15 de junho de 2013

Acontecimentos Culturais e Literários

O original do diário da viagem de Vasco da Gama
à Índia, em 1497, é atribuído a Álvaro Velho DR 
O DIÁRIO DA VIAGEM DE VASCO DA GAMA FAZ PARTE DA MEMÓRIA DO MUNDO?
“Unesco vai analisar na próxima semana a classificação como património mundial de o diário que relata a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
O diário da primeira viagem de Vasco da Gama à Índia, de 1497 a 1499, está entre os 84 pedidos de inscrição no Registo da Memória do Mundo, que serão analisados na próxima semana, anunciou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Os pedidos serão analisados pelo Comité Internacional do Programa Memória do Mundo, que se reúne entre os dias 18 e 21 em Gwangju, na Coreia do Sul.
O Comité faz as recomendações, cabendo depois a decisão de classificação à directora geral da Unesco, Irina Bokova.
Propriedade da Biblioteca Municipal do Porto, o original do diário da viagem de Vasco da Gama à Índia, em 1497, é atribuído a Álvaro Velho, do Barreiro, e esteve exposto naquela biblioteca em 2008. A Faculdade de Letras da Universidade do Porto disponibiliza-o on line, na colecção Gâmica da Biblioteca Digital, numa leitura crítica do investigador José Marques. O texto “fornece testemunho da viagem marítima pioneira (...), um dos momentos decisivos que mudaram o curso da história”, refere o texto, na lista de pedidos à Unesco.
Criado em 1997 para proteger o património documental mundial, o Registo Memória do Mundo integra actualmente 245 itens, três dos quais são portugueses e fazem parte do Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT). São estes a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal D. Manuel I (Terra de Vera Cruz, Brasil, 1 de maio de 1500), sobre a chegada ao Brasil, o Tratado de Tordesillas (versão castelhana), de 7 de junho de 1494, e um conjunto de 83.212 documentos (1161-1699), cujo interesse, segundo o ANTT, “reside na informação e esclarecimento sobre as relações entre os europeus, sobretudo as dos portugueses com os povos africanos, asiático e latino-americanos”.
Na reunião da próxima semana do comité da Unesco é analisada também a inclusão no registo do arquivo do arquiteto Oscar Niemeyer (com 8927 documentos) e de documentos relativos às viagens do imperador D. Pedro II no Brasil e no exterior, pedidos pelo Brasil, assim como da colecção de documentos audiovisuais de Max Stahl, sobre o nascimento da nação de Timor-Leste.
A colecção de manuscritos originais da juventude de Ernesto ‘Che’ Guevara, o património do Festival de Jazz de Montreux, o conjunto de testemunhos do museu do Holocausto em Israel e a colecção de manuscritos do Corão mameluco, da Biblioteca Nacional do Egito, são outros documentos que poderão ser classificados pela Unesco.”in Jornal Público | 12 de Junho de 2013
Festa da Literatura e do Pensamento do Sul da África, na Fundação Calouste Gulbenkian
Programador-Geral: António Pinto Ribeiro
De 21 jun a 23 jun 2013 | 18:00 e 19:00 | Entrada livre - Cabana 
Duas décadas após o fim do Apartheid na África do Sul, o Programa Gulbenkian Próximo Futuro faz um ponto da situação e dedica o essencial da sua programação de verão às ideias e à criação artística contemporânea dos países do sul de África. Pensamento e literatura, arte pública, exposições de fotografia, música, cinema, teatro e dança, a partir de 21 de Junho.
 Ver programa
Depois do enorme êxito de Vem Cantar Jazz com o Coro Gulbenkian e Vem Cantar Canções de Natal com o Coro Gulbenkian, o público é de novo convidado a cantar e a interagir com o Coro Gulbenkian e com uma banda de jazz constituída por alguns dos mais conceituados músicos portugueses.
A Porto Editora, editou “Os Contos Sobrenaturais”, de Carlos Fuentes onde se encontram os  contos mais emblemáticos deste grande escritor como "Chac Mool",  "Pela boca dos Deuses” e "Aura".
Sobre o livro: «Desde o início da sua carreira literária, o território do relato fantástico é tão natural a Carlos Fuentes como respirar. Este livro (que dá seguimento a Contos Naturais, já publicado pela Porto Editora) inclui os seguintes contos: «Tlactocatzine, do Jardim de Flandres», «Pela Boca dos Deuses», «Litania da Orquídea», «A Boneca Rainha», «O Robô Sacramentado», «Um Fantasma Tropical» e «Pantera em Jazz». E ainda «Aura», provavelmente o mais famoso de todos os textos que Carlos Fuentes assinou."

Literatura infantil para as Férias
10 Livros para as crianças lerem nas férias

A revista Visão apresenta sugestões de contos, de fábulas, de histórias de encantar ou de fazer pensar que escolheram a pensar nas férias de Verão dos mais novos. Saiba em :10 Livros para as crianças lerem nas férias

Sem comentários:

Enviar um comentário