sábado, 8 de dezembro de 2012

Cinema




Tolstoi em versão académica
Joe Wright continua a assinar telefilmes mais ou menos luxuosos: apesar dos grandes meios investidos na produção da sua "Anna Karenina", os resultados vão-se esgotando num decorativismo pouco estimulante.
Trailer/Cartaz/Sinopse:
Tolstoi em versão académica
Ana Karenina A terceira colaboração entre Keira Knightley e o realizador Joe Wright, depois dos premiados sucessos de bilheteira ‘Orgulho e Preconceito’ e ‘Expiação’, é a épica história de amor ‘Anna Karenina’, adaptada do clássico de Leo Tolstoy por Tom Stoppard (vencedor de Óscar de Melhor Argumento Original – ‘A Paixão de Shakespeare’). A história desenrola-se na Rússia, final do século XIX, no seio da alta-sociedade e explora a capacidade para amar que surge através do coração humano, da paixão entre adúlteros à ligação entre uma mãe e o seu filho. Quando Anna (Keira Knightley) questiona a sua felicidade, grandes mudanças ocorrem na sua família, amigos e comunidade

É bem verdade que a história do cinema contém uma série de interessantíssimas adaptações do romance "Anna Karenina", de Leo Tolstoi. Para nos ficarmos pelas referências mais óbvias, lembremos as versões protagonizadas por Greta Garbo (1935) e Vivien Leigh (1948), realizadas, respectivamente, por Clarence Brown e Julien Duvivier.Mas não é menos verdade que nem mesmo a escrita genial de Tolstoi serve de "garantia" cinematográfica: um filme sobre um livro não brota automaticamente das qualidades desse livro, depende sempre dos valores narrativos que nele se investem. E no caso da nova "Anna Karenina", assinada por Joe Wright, o mínimo que se pode dizer é que os tiques formalistas se sobrepuseram a tudo o resto. Insolitamente, o filme de Joe Wright tenta situar a história do adultério de Karenina na Rússia czarista a partir de uma sugestão "teatral": as personagens seriam, afinal, protagonistas de um drama de aparências... O certo é que tal sugestão cedo se reduz a um dispositivo decorativista que se exibe por si próprio, enquanto a "acção" se vai organizando em situações mais ou menos soltas e desconexas.Os actores, como sempre, são os mais penalizados neste tipo de produções: Keira Knightley, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson fazem o que podem, mas podem muito pouco... À semelhança de "Orgulho e Preconceito" (2005) ou "Expiação" (2007), Joe Wright revela-se um director de telefilmes académicos, apenas "favorecidos" por evidentes luxos de produção cenográfica."Crítica de João Lopes , publicado  RTP - 08 Dezembro '12 


Com Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva e a participação especial de Isabelle Huppert
Georges e Anne são octogenários, pessoas cultas, professores de música reformados. A filha, igualmente música, vive no estrangeiro com a família. Um dia, Anne é vítima de um acidente. O amor que une este casal vai ser posto à prova…
Festivais e Prémios:
Palma de Ouro – Festival de Cannes
Ficha Técnica:
Argumento e Realização - Michael Haneke
Director de Fotografia - Darius Khondji
Montagem - Nadine Muse, Monika Willi
Som - Jean-Pierre Laforce, Guillaume Sciama
Título Original / Internacional: Amour
Ano de Produção: 2012
País: França
Tipo: Longa-metragem
Duração : 125´
Data de estreia em Portugal : 06-12-2012
Distribuição Leopardo Filmes


Holy Motors
um filme de Leos Carax
Sinopse:
De madrugada até à noite, algumas horas na existência do Senhor Oscar, um ser que viaja de vida em vida. É alternadamente um abastado industrial, um assassino, um pedinte, uma criatura monstruosa, um pai de família... O senhor Oscar parece desempenhar papéis, interiorizando cada um de forma completa, mas onde estão as câmaras? Está sozinho, acompanhado apenas por Céline, uma senhora loira e alta aos comandos da imensa máquina que o transporta. É como um assassino consciencioso movendo-se de assassinato em assassinato. Persegue a beleza do gesto, do motor da acção, das mulheres e dos fantasmas da sua vida. Mas onde é a sua casa, onde está a sua família, o seu descanso?
Festivais e Prémios:
Festival de Cannes – Selecção Oficial – Em Competição
Actores:
Denis Lavant - Sr. Oscar
Edith Scob - Céline
Eva Mendes - Kay M
Kylie Minogue - Eva Grace
Cordelia Piccoli - L'homme à la tache de vin
Elise Lhommeau - Léa
Ficha Técnica:
Argumento e Realização - Leos Carax
Director de Fotografia - Caroline Champetier
Música - Neil Hannon
Montagem - Nelly Quettier
Som - Erwan Kerzanet
Título Original / Internacional: Holy Motors
Ano de Produção: 2012
País: França
Género: Longa-metragem
Duração : 115´
Data de estreia em Portugal : 20-12-2012

OPERAÇÃO OUTONO já está em exibição nos cinemas portugueses

OPERAÇÃO OUTONO já está em exibição nos cinemas portugueses
OPERAÇÃO OUTONO, que teve antestreia nacional no Lisbon & Estoril Film Festival, já se encontra em exibição nas salas de cinema de várias cidades portuguesas. OPERAÇÃO OUTONO pode ser visto em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Viseu, Vila Real, Almada, Gondomar e Vila Nova de Gaia.
OPERAÇÃO OUTONO é um thriller político sobre a cilada que levou ao assassínio do General Humberto Delgado pela PIDE em 13 de Fevereiro de 1965 perto da fronteira portuguesa. O filme baseia-se em factos verídicos recentemente revelados por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto de Humberto Delgado, no seu livro "Humberto Delgado, Biografia do General sem Medo".
A acção decorre entre Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981, desde a preparação da cilada de Badajoz pela PIDE, com o nome de código «Operação Outono», até ao julgamento dos implicados no Tribunal de Santa Clara, já depois do 25 de Abril.
C23-11-2012
Site oficial [+]
PHOTO
um filme de Carlos Saboga
Sinopse:
A mãe acaba de morrer. O pai não é aquele que ela julgava. 
Elisa sente-se perdida entre um passado incerto e um futuro fechado pela perspectiva do casamento. 
A sua busca de um pai improvável, que é também uma fuga ao presente, condu-la de Paris a Lisboa, do fantasma dos anos 70 do século passado aos primeiros anos de um novo século fantasmático. 
Este itinerário leva-a a cruzar mortos que falam, memórias que vacilam, torcionários reformados e revolucionários arrependidos. 
No fim do percurso, uma verdade dúbia aberta para um novo mistério, como uma história de que se não conhece a última palavra. 
Nota de Intenções
A personagem mais do que a intriga.
O actor mais do que a câmara.
O corpo mais do que a psicologia.
A fotografia vinda do passado mais do que o flash-back que a ele retorna.
A voz tanto como o rosto.
O fora de campo tanto como o décor.
A hipótese que o essencial do filme é o que não se vê.
Actores:
Anna Mouglatis - Elisa
Simão Cayatte - David
Johan Leysen - Tom
Didier Sandre - Uriel
Anabela Brígida - Odete
Ana Padrão - Inês
Marisa Paredes - Pilar
Rui Morisson - Fontana
Hélene Patarot - Maia
José Neto - Martim
Título Original / Internacional: Photo
Ano de Produção: 2012
País: França
Género: Longa-metragem
Duração : 85´
Data de estreia em Portugal : 01-01-2014

Sem comentários:

Enviar um comentário