sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cinema francês , " Os Bem-Amados"


Os anos 60 foram uma época áurea do Cinema , da Literatura , da Música e da contestação social e estudantil ( Maio de 68) em França. Foi um tempo em que o francês soava familiar não só como referência cultural, mas como língua internacional . A história das civilizações desenvolve-se  num processo cíclico de revolução, evolução , regressão em que uns rompem e outros asfixiam. A Grécia actual, em emergente estado comatoso, exemplifica admiravelmente este devir feito de transformações e rupturas com um passado de apoteose civilizacional.
Ora, não aconteceu o mesmo à França e nem sequer à sua língua. Aliás, o Senhor Sarkozy muito se tem esforçado para que se reacenda  a preponderância francesa neste velho continente. Não se fala francês massiva e fluentemente como nos anos 60. Não se canta em francês e não se sonha com as imagens e os galãs do cinema francês como soía . A anglofonia rompeu e asfixiou essa dominação.   
"Os Bem-Amados" é  um filme francês do realizador Christophe Honoré,  que tem a  estreia marcada para 29 deste mês, em Portugal.   Foi o filme seleccionado para encerrar o Festival de Cannes, pelo que mereceu uma forte divulgação e a atenção da crítica especializada.   
Sinopse:
De Paris, nos anos 60, até Londres, nos nossos dias: Madeleine e a filha Vera deambulam pelas suas vidas e pelas dos homens que amam.
Mas o amor pode ser luminoso e amargo, feliz e doloroso. E será capaz de resistir à passagem do tempo?
Um elogio do género feminino e da paixão, com deslumbrantes explosões musicais.
Festivais e Prémios:
Festival de Cannes 2011 – Selecção Oficial – Filme de Encerramento

Actores:
Catherine Deneuve
Chiara Mastroianni
Ludvine Sagnier
Louis Garrel
Milos Forman
Paul Schneider
Rasha Bukvic
Michel Delpech
Ficha Técnica:
Argumento e Realização - Christophe Honoré
Director de Fotografia - Rémy Chevrin
Direcção de Arte - Samuel Deshors
Guarda Roupa - Pascaline Chavanne
Som - Guillaume Le Braz
Montagem - Chantal Hymans
Compositor - Alex Beaupain
Título Original / Internacional: Os Bem-Amados
Ano de Produção: 2011
País: França
Tipo: Longa-metragem
Duração : 135´

1 comentário:

  1. ...Nenhum amor é capaz de resistir à passagem do tempo, do seu próprio tempo, sem se modificar, se transformar a si mesmo,se adaptar a cada dia, sem se acomodar a cada momento. Os amores felizes mão se constroem de "bem-amados",mas do quanto soubermos renunciar, do quanto soubermos tolerar, aceitar e amar os defeitos do outro/a... - Varela Pires

    ResponderEliminar