quinta-feira, 10 de junho de 2010

PORTUGAL dos portugueses

Existem 5 milhões de Portugueses espalhados por 132 países. Assim, onde quer que se vá, encontra-se sempre um português. Essa realidade entra-nos, agora, pela televisão por causa da realização do Mundial de Futebol.
A recepção à Selecção Nacional foi impressionante. Uma imensa multidão de portugueses esperava-a, rejubilando com a sua presença. Todas as imagens foram difundidas pelos canais televisivos, pelo que foi impossível não visionar esse acontecimento.
Diz-se que Ser Português é mais intenso quando se vive longe de Portugal. Neste dia das Comunidades Portuguesas, podemos recuar com toda a oportunidade e validade ao Discurso proferido por Jorge de Sena, em 10 de Junho de 1976, aquando das mesmas Celebrações, publicado no livro de que é autor, "Dedicácias", pela Editora Guerra e Paz porque evidencia com mestria esta característica do génio português espalhado pelo mundo. Atente-se, pois, nos seguintes excertos desse excelente Discurso: -"...Mas não sou exactamente um emigrante no estrangeiro, ainda que neste viva, e com os emigrantes me possa identificar - aqueles emigrantes que vi e tenho visto de perto, primeiro no Brasil e depois nos Estados Unidos, e também pelo mais largo mundo que tenho percorrido, e que, com a sua laboriosidade, a sua dignidade, a sua humanidade convivente, são em toda a parte , míseros e mesquinhos, ou ascendidos e triunfantes, muitas vezes , os embaixadores que Portugal não envia, ou os representantes da cultura que Portugal não exporta. Por dezassete anos, Camões foi apenas um deles, quando ninguém sabia ou podia saber o génio que ele era." (...)
"... a minha fidelidade a Portugal - e fidelidade é uma das palavras -chave da minha pessoa e da minha obra , como liberdade é outra - nunca me permitiu livrar-me de partilhar ( acrescentadas da dor da distância ) as dores e as alegrias , os desalentos e as esperanças de Portugal." (...)" Aceito falar, como eu mesmo, da importância e do significado de Camões hoje , e da necessidade de ter presente ao espírito esta ideia tão simples : um país não é só a terra com que se identifica e a gente que vive nela e nasce nela, porque um país é isso mais a irradiação secular da humanidade que exportou. E poucos países do mundo, ao longo dos tempos, terão exportado, proporcionalmente , tanta gente como este."
PORTUGAL é ainda, sempre e também ESSA IMENSIDÃO DE GENTE IRRADIADA QUE VIVE LONGE, MAS SENTE SER PORTUGUESA.

Sem comentários:

Enviar um comentário