sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prémio Literário Casa da América Latina 2010

"Somos o Esquecimento que Seremos", de Héctor Abad Faciolince, Série Américas, Quetzal Editores
«Um livro tremendo e necessário, de uma coragem e honestidade arrasadoras. Por vezes, perguntei-me como é que terá tido a valentia de o escrever.» Javier Cercas, El País

O Prémio Literário Casa da América Latina/Banif 2010, de Criação Literária, destinado a premiar a melhor obra de autor latino-americano editada em Portugal em 2008 e 2009, foi atribuído por unanimidade à obra "Somos o Esquecimento Que Seremos", do escritor colombiano Héctor Abad Faciolince, publicada em 2009 pela Quetzal Editores.
Ao Prémio concorreram 21 obras de autores argentinos, brasileiros, colombianos, cubanos e mexicanos, publicadas por 9 editoras portuguesas.
O Júri, constituído pela Profª Doutora Maria Fernanda de Abreu, presidente, pelo Prof. Doutor Fernando Pinto do Amaral e pelo Dr. José Manuel de Vasconcelos, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, e secretariado pelo Dr. Mário Quartin Graça, em representação da Casa da América Latina, sem direito a voto, justificou a sua deliberação de atribuir o Prémio àquela narrativa, «por se tratar de uma obra portadora de uma escrita pessoal que implica, ao mesmo tempo, uma dimensão humana inalienável. Testemunho filial sobre uma figura representativa de uma época e de umas circunstâncias políticas, sociais e cívicas, que marcaram a vida recente da América Latina, o livro apresenta-se também como uma narrativa de aprendizagem, plena de memórias e de ressonâncias autobiográficas, que reconstitui a atmosfera de uma família colombiana na segunda metade do século XX, contada a partir do ponto de vista do menino, do adolescente e do jovem que o escritor adulto recupera, guiado pela ausência dolorosa do pai assassinado – personagem tutelar de toda a obra.» (…)
Do Comunicado enviado à imprensa pela Casa da América Latina e BANIF

Sem comentários:

Enviar um comentário