sábado, 7 de janeiro de 2023

Uma paixão simples

Uma paixão simples
por Annie Ernaux
" E no entanto não sou capaz de o deixar , como também não fui capaz de deixar A., o ano passado , na primavera,  quando a minha expectativa  e o meu desejo ainda não tinham sido interrompidos. Embora saiba que, ao contrário da vida, não tenho nada  a esperar da escrita, onde só encontramos o que lá pusemos.  Continuar é também afastar a angústia  de dar isto a ler aos outros.  Enquanto me senti na necessidade de escrever, não me preocupei com essa eventualidade.  Agora que fui até ao fim  dessa necessidade , olho para as páginas escritas com admiração e com uma espécie de vergonha , que nunca senti - pelo contrário - enquanto vivia a minha paixão , e não passei a sentir por estar a contá-la. São os juízos , os valores « normais» do mundo que se aproximam com a perspectiva de uma publicação. ( É possível que a obrigação de responder a perguntas do género : « É autobiográfico?», de ter  de justificar isto ou aquilo, impeça todas as espécies de livros de verem a luz do dia , a não ser sob a forma romanesca, que salva as aparências.)
Aqui, perante as folhas cobertas pela minha escrita rasurada , que só eu consigo decifrar, ainda posso acreditar que se trata de algo privado, de quase infantil, sem consequências praticamente - como as declarações  de amor e as frases obscenas que eu inscrevia durante a aula dentro das capas dos meus cadernos e tudo o que se pode escrever tranquilamente , impunemente, por termos  a certeza de que ninguém vai ver. Quando eu começar a passar este texto à máquina , e ele me aparecer em caracteres públicos, a minha inocência acabou."
Annie Ernaux, in Uma paixão simples,  Livros do Brasil, Porto Editora, 2020, pp.62,63

Sobre o Livro:

“De um lado, uma mulher culta, independente, divorciada e já com filhos adultos. Do outro, um homem casado, estrangeiro, mais jovem, por quem ela perde completamente a cabeça. E por quem espera, dia após dia. Se o tema parece trivial, não o é, de todo, o modo como os dois anos que dura esta «paixão simples» são contados: no seu estilo frontal, acutilante, despido de vergonhas e julgamentos. Annie Ernaux desfoca a linha ténue entre ficção e autobiografia e põe na voz da narradora as confidências da história de uma relação que toma conta de tudo, que extasia e rebaixa, fonte da maior felicidade e da mais dolorosa solidão. Viver algo assim será, talvez, o maior privilégio da existência. Lançado em 1992, Uma Paixão Simples surpreendeu o panorama literário francês, quebrando os estereótipos do romance sentimental pelo seu erotismo e pela sua honestidade. Em 2020, foi adaptado ao cinema por Danielle Arbid."

Sobre a Autora:

"Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É actualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura."

Sem comentários:

Enviar um comentário