segunda-feira, 4 de junho de 2018

Manoel de Andrade lança novo livro

                                     
 Tudo o que a humanidade tem sido, feito, pensado
 ou lucrado encontra-se como que magicamente
preservado nas páginas dos livros.
                                              Thomas Carlyle
                             
 O livro é a grande memória dos séculos … Se os livros
desaparecessem,desapareceria a história e, seguramente, o  homem.
                                               Jorge Luís Borges

Manoel de Andrade é um poeta.  A sua primeira obra, Poemas para la Libertad, foi um canto maior, quando a liberdade agoniava  no solo onde nasceu.  Por ter dado voz à revolta, à dor da opressão em nome de um Brasil libertário, foi perseguido e exilado. Desse tempo de exílio , Manoel de Andrade ofertou-nos , em 2014, um  singular livro de memórias - "Nos Rastros da Utopia". Obra que foi aplaudida por um público diverso, conforme foi noticiado.
Celebrou-se este ano, o cinquentenário da luta estudantil  em França, o Maio de 68. Manoel de Andrade  tem na memória a força que esse grito despoletou   no mundo. A  América Latina,  que vivia dias cinzentos de angústia coerciva, sentiu-o intensa e provocantemente .  
Era  o momento, a data própria para trazer ao mundo  uma multifacetada colectânea de textos,  que tem vindo a  produzir , ao longo dos últimos anos. Poemas, Ensaios, Crónicas, Resenhas , Comentários,  acrescidos da Fortuna Crítica sobre a sua obra,  que viviam espalhados pelas alamedas virtuais de revistas e blogs electrónicos. 
E como  "A poesia é a saudade da prosa" dizia o poeta português, Manuel A. Pina,  a versatilidade do  trajecto literário de Manoel de Andrade  exigia que  deixasse em livro , objecto duradouro, as  palavras que foi lançando. 
Quando a pena de um poeta mancha uma página , a tela que se produz, altera, para sempre,  a sua forma. A arte não tem regras, nem limites. Não se confina a uma classificação ou corpus. A Arte é apenas Arte na mente e nas mãos de um artista. Assim acontece com Manoel de Andrade.
" As Palavras no espelho" é uma obra  que vai enriquecer o espólio da Literatura. Editada pela Editora Escrituras , está  terminada para ser lançada, em breve, no Brasil, na cidade de Curitiba, onde reside o poeta.
Saudamo-la e ,com impaciência, aguardaremos  o seu lançamento nesta lusitana terra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário