segunda-feira, 9 de abril de 2018

Herói positivo

Berlim, 1972 - herói positivo

"Jurgen Gruner, director da Verlag Volk und Welt me escreve narrando o drama que passou a viver após a reunificação da Alemanha. Aquela que foi a monumental editora de literatura estrangeira da finada República Democrática Alemã, a Alemanha do Leste, está ameaçada de não sobreviver à transformação de empresa estatal em empresa privada, de não poder superar as dificuldades nascidas da livre concorrência.
A notícia deixa-me penalizado, da Volk und Welt só posso falar bem. Detentora dos direitos de tradução dos meus livros na RDA, ela os publicou, a todos eles, boas traduções, belas edições, gráfica primorosa, tiragens enormes, pagou-me os direitos autorais, tudo nos conformes.
Minto quando digo que publicou todos os meus livros, houve uma excepção, um livro que a Volk und Welt não traduziu nem publicou. 
Em 1972  recebi carta do responsável literário (sic)  da  editora: recusava-se a editar  Tereza Batista, Cansada de Guerra, dava-me  a razão ideológica: uma puta não pode ser herói  positivo de um romance. 
Herói positivo, sabem o que isso significava na literatura do mundo do socialismo real, esse que se acabou? Se não sabem não procurem saber, não paga a pena." 
Jorge Amado , in Navegação de Cabotagem, Publicações Europa América, pp. 237, 238

Sem comentários:

Enviar um comentário