sábado, 3 de fevereiro de 2018

Açores


Música interpretada por Carlos Alberto Moniz..
Fotos das ilhas Santa Maria,São Miguel e São Jorge.

"À tarde, pelas sete horas, temos outra ilha à vista, sob grossas nuvens amontoadas, tudo  da mesma cor, nuvens e ilha. Ao largo  um pôr do sol dramático enche o horizonte, doira os bordos dos cirros e irrompe pelos interstícios  caindo em feixes sobre as águas. Assisto ao desenlace deste drama mudo e extraordinário, quando ao mesmo tempo o ar se incendeia cor de cobre e na vasta solidão de estanho correm jorros de oiro fundido imitaria na pele . Já no horizonte outra ilha se estende em biombo, baixa e enorme, toda da mesma cor . Mas o que me interessa, é a luz que mudou, é o céu que mudou, - a luz delicada dos Açores, o céu dos Açores carregado de humidade e forrado  de nuvens que um pintor imitaria na tela com pequenos toques horizontais  cor de chumbo, carregando-os e amontoando-os cada vez mais até à linha do horizonte. E é esta luz que me acompanha e nunca mais me larga, a mim que vivo de luz límpida, e que acordo todas as manhãs com o pensamento na luz...Ilumina S.Miguel (13 de Junho), coada pelo céu pardo, e Ponta Delgado estendia à beira da doca, com um  grande monte violeta ao lado. Ilumina na madrugada de 15 a Terceira, ao pé dum pinheiral e duma fortaleza, e atabafa-me quase até ao fim da viagem -céu inalterável, névoa que se chama alforra, luz discreta em que as coisas perdem a importância  e o relevo." 
Raul Brandão, in As Ilhas desconhecidas, Obras completas de Raul Brandão, Editorial Comunicação, pp 36,37 



Sem comentários:

Enviar um comentário