sábado, 23 de dezembro de 2017

Para Ler em Dezembro

ESCLARECIMENTO
por Eugénio Lisboa
"Tinha planeado que o 5º seria o último volume desta saga memorialística a que, em 2012, dera início e, em 2016, concluí. Tinha apenas congeminado acrescentar-lhe, em 2017, um “anexo”, com o diário das viagens feitas durante o período coberto pelo 5º volume (1995 – 2015). Não inserira, no volume, este diário, apenas para não o tornar demasiado volumoso. Com a sua publicação separada, em 2017, a obra ficaria finalmente terminada. O que se pudesse passar, depois de 2015, já não teria que ver com estas memórias, ficando, se ficasse, apenas registado no meu diário. Aconteceu, porém, que a vida – a minha e a da Maria Antonieta – não continuou, depois de 2015, numa rotina mais ou menos aprazível. Entre 2015 e 2016, algo de profundamente perturbante e dramático aconteceu à MA: uma súbita doença que levou à amputação de uma perna e, menos de um ano depois, ao seu falecimento. Publicar um livro de memórias que ignorasse este acontecimento, como se nada se tivesse passado, pareceu-me inconcebível e quase afrontoso. A perda da MA foi um dos acontecimentos mais perturbantes de toda a minha vida e um dos que mais me marcou de modo profundo e irremediável. Por isso resolvi acrescentar agora este desolador epílogo ao acervo memorialístico que, em 2012, sem qualquer certeza de o poder levar a bom termo, iniciei. Nele descrevo, o melhor que posso, o período de doença e morte, da minha companheira de 57 anos."
Eugénio Lisboa , in Acta est Fabula, Memórias Epílogo 2015-1017, Opera Omnia Editora, 185 páginas, Novembro de 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário