sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Eventos culturais em Novembro



Cooperação Fundação Millenniumbcp e Casa da América Latina

 
A Fundação Millenniumbcp é parceira da Casa da América Latina há largos anos e vem desde sempre colaborando em diversas atividades. Uma instituição que desenvolve um trabalho meritório de aproximação e aprofundamento do conhecimento recíproco entre Portugal e os países latino-americanos.


A Casa da América Latina recebe o grupo Musaicus

 
O grupo musical Musaicus atua na Casa da América Latina no dia 3 de novembro, pelas 21h30. Com influências no jazz, blues e na música latino-americana, o grupo reúne artistas que criam uma obra original baseada nas suas diferentes experiências e vivências musicais, expressa através do improviso.

Entrada livre.

Guitarrista argentino Lautaro Favarolo na CAL

 
O guitarrista argentino Lautaro Fissera Favarolo apresenta-se em concerto na Casa da América Latina no dia 17 de novembro, pelas 21h30.

Entrada livre.

Quarteto de Cordas & Canto na CAL

 
O grupo brasileiro Quarteto Corda & Canto apresenta-se em concerto na Casa da América Latina, dia 23 de novembro, pelas 21h30. Destaque para a participação especial do Embaixador Lauro Moreira.

Deborah Holz: “queremos publicar poetas jovens, livros «estranhos»”

 
A diretora das Edições Trilce (México) e fundadora da Associação de Editoras Mexicanas Independentes, Deborah Holtz, visitou a CAL, tendo reunido com a sua secretária-geral, Manuela Júdice, e vários representantes de editoras portuguesas, a propósito da participação portuguesa na Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) 2018.

Arquiteto José Manuel Fernandes mostra 22 cidades ibero-americanas

 
A Casa da América Latina visitou a exposição “22 Cidades Iberoamericanas e Lisboa: Um Diálogo Urbano-Arquitetónico”, que parte do registo fotográfico realizado ao longo de mais de três décadas por parte do arquiteto José Manuel Fernandes.

“Trópico do Mar da Prata” no Teatro do Bairro

 
O espetáculo de teatro “Trópico do Mar da Prata” vai ser apresentado, de 16 a 19 de novembro, no Teatro do Bairro. O diretor e dramaturgo, Rubén Sabadini, conta-nos o que podemos esperar desta peça da companhia argentina Vera Vera Teatro.

UCCI e a cultura como um pilar de desenvolvimento

 
La Paz acolhe o seminário internacional "Cultura como quarto pilar de desenvolvimento", uma atividade incluída no Programa de Cooperação Integral (PCI) que a União das Cidades das Cidades Ibero-Americanas (UCCI) desenvolve na Bolívia.

A Mostra de Cinema expande-se este ano para o cinema ibero-americano

 
A MCAL que desde há sete anos a Casa da América Latina tem vindo a apresentar no cinema S. Jorge, mostrando o que de melhor e mais atual se faz em cinema na América Latina, associa-se este ano à Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura e alarga o seu horizonte ao cinema ibérico, tendo este ano o nome de Mostra de Cinemas Ibero-americanos - No Escurinho do Cinema.

Concerto “O Feminino em Pessoa” na CAL

 
O quarteto Patrícia Lopes apresenta o espetáculo musical “O Feminino em Pessoa” na Casa da América Latina, a 4 de novembro, pelas 21h30, inspirado pela obra de Fernando Pessoa.

A entrada é livre.



MikroDuo apresentam o disco “Singular”

 
A dupla de guitarristas portugueses MikroDuo apresenta na Casa da América Latina no dia 18 de novembro, pelas 21h30, o seu disco "Singular". Nele reúne um repertório de música portuguesa e latino-americana.

“Poesia, Paz e Guerra” em conferências na FCSH-UNL


A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e a Casa da América Latina organizaram no passado dia 25 de outubro o Colóquio “Poesia, Paz e Guerra”, no qual participaram diversos investigadores e poetas ibero-americanos.

Feira do Livro de Guadalajara com programa especial para edição de escritores portugueses


A comissária da Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2018, Manuela Júdice, e também secretária-geral da Casa da América Latina, informou que a participação de Portugal como convidado de honra deste certame contará com um programa criado especialmente para apoiar editoras latino-americanas que queiram publicar obras de autores de língua portuguesa.

Exposição "Objetivo Mordzinski" até dezembro na Casa da América Latina

 
A exposição fotográfica “Objectivo Mordzinski”, do argentino Daniel Mordzinski, está patente até 29 de dezembro na Casa da América Latina e marca os 39 anos de carreira deste artista que se dedicou ao retrato de escritores.

Associação Latino-americana de Arquivos organiza conferência no México

 
A Associação Latino-americana de Arquivos (ALA), em colaboração com o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), organiza a conferência ALA-ICA, no México, entre 27 e 29 de novembro.

As cidades ibero-americanas reivindicam o seu lugar na construção da paz mundial

 
Desde 2014 que se celebra a dia 31 de outubro o Dia Mundial das Cidades, data estabelecida pela ONU para "contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo".

Acompanhe a programação da Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-americana da Cultura 2017

NEWSLETTER — 02.11.2017

EXPOSIÇÃO — ATÉ 15 JANEIRO

Ana Hatherly e o Barroco 

Quarta a segunda, 10:00—18:00, Museu Calouste Gulbenkian—Coleção do Fundador 


Partindo do Barroco e da sua ligação à artista, a exposição apresenta textos, pinturas, ensaios e outros elementos da diversificada obra de Ana Hatherly.
SABER MAIS

CONFERÊNCIA

Exposições de arte: arquivo, história e investigação

Segunda, 6 de novembro, 10:00-17:00,  Auditório 3, Entrada Livre


A Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de História de Arte da FCSH - Universidade NOVA de Lisboa organizam um encontro internacional centrado nas questões atuais da valorização, divulgação e preservação da memória dos eventos expositivos.
SABER MAIS

MÚSICA

Solistas da Orquestra Gulbenkian

Sexta, 10 novembro, 21:30, Grande Auditório, Entrada Livre


Os solistas Jordi Rodriguez, David Wahnon, Alexandra Mendes e Marco Pereira apresentam quartetos para cordas de Borodin e Mendelssohn.
SABER MAIS

VISITA GUIADA - À CONVERSA COM A CONVIDADA

Espelhos, pintura e alegoria

Sábado, 11 novembro, 16:00, Edifício Sede — Galeria Principal


Nesta visita orientada por Ana Paula Correia, uma das autoras do catálogo da exposição Do Outro Lado do Espelho, a ideia central é a descoberta do fascínio pelo espelho na arte ocidental.
SABER MAIS

Sem comentários:

Enviar um comentário