sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Eugénio Lisboa lança 3º volume de Memórias

" The man  who writes about himself and his own time is the only man who writes about all people and about all time." George Bernard  Shaw


Só  Eugénio Lisboa teria a arguta capacidade de iniciar o 3º  volume de  Memórias,  " Acta Est Fabula , Memórias - III - Lourenço Marques Revisited ( 1955-1976 )" citando a sábia afirmação de Bernard Shaw. Quem  leu o primeiro volume desta escrita memorialística, descobriu quão ela se lhe  apropria. Através do crescimento da criança e,  posteriormente , do jovem Eugénio Lisboa, vimos crescer  muitas outras. Descobrimos como era África, Lourenço Marques, e como se inseria no Mundo ou como o Mundo chegava até lá. Neste novo volume, vamos  continuar essa descoberta.  Ao acompanhá-lo na idade adulta,  (re)viveremos, certamente,  muitos dos grandes momentos que marcaram esse tempo, em África e no Mundo. A maestria da escrita, a magia do narrado converterão, em nossas,  as vivências deste grande mestre da  Literatura. 
Foi, ontem, numa sala de Centro Nacional de Cultura,  repleta de gente das Letras, da Cultura, da Ciência, da Diplomacia, da Imprensa e de anónimos amigos que foi lançado este novo volume. Numa excelente intervenção, o  Professor Doutor Jorge Martins apresentou  a obra.
Eugénio Lisboa brindou os presentes com o fluido  discurso que lhe é natural , conduzindo-nos admiravelmente às Memórias registadas e a registar. 
Não podendo reproduzir, fidedignamente, tudo o que foi dito, optamos por transcrever o Eslarecimento que faz parte deste novo volume. 
" No arquitectado plano de cinco volumes, que cobrirão o total do que tenho a dizer, nas  minhas " memórias", este é o terceiro volume. O primeiro, publicado em 2012, cobriu o período que vai de 1930 ( ano do meu nascimento) a 1947 ( ano da minha partida , de Lourenço Marques para Lisboa). O segundo volume, ainda não escrito, deverá cobrir o período de 1947 a 1955, os oito anos ( com uma interrupção pelo meio), que estive em Portugal, a fazer o curso  de engenharia e o serviço militar. Este terceiro volume, deverá abranger o tempo que vai de 1955 ( regresso a Moçambique) até 1976 ( saída definitiva de Moçambique). O quarto abrangerá o arco do tempo que parte de 1976 até 1995 ( vida no estrangeiro, África do Sul, Suécia e Inglaterra). Por fim, o 5º e último volume, se para tanto me chegar a vida, abrangerá a vida, em Portugal, após o regresso de Inglaterra, em 1995.
A razão de saltar do primeiro para o terceiro volume ( sem redigir o segundo) é simples: tenho 83 anos e nada me garante que terei vida para redigir os ambiciosamente sonhados 5 volumes. Gostaria em todo o caso, de poder deixar escritos os tomos que dizem respeito à minha vida em  África. Foi lá que comecei, mesmo que não vá ser lá que acabo. Esses dois livros, eu devo-os à cidade de Lourenço Marques e ao espaço africano e ao mar africano e à luz africana. Faço questão de pagar essa dívida. O resto será feito se os deuses deixarem." Eugénio Lisboa, in " Acta Est Fabula, Memórias -III - Lourenço Marques Revisited ", Ed. Opera Omnia

Sem comentários:

Enviar um comentário