terça-feira, 19 de março de 2013

Exposições, Livros e Prémios em Março


Exposição 360º Ciência Descoberta

Uma exposição-viagem de 360º pela ciência descoberta por portugueses e espanhóis. Visitas e conferências completam o programa da exposição na Fundação Calouste Glbenkian.
 Consulte aqui o programa em Agenda

A Seixo Publishers lançou no mercado  dois novos livros integrados na Colecção Um Conto, conforme divulga este convite.  Obras curtas , com poucas páginas que primam pelo valor literário e pela encadernação de grande qualidade artística.

" A sagração do amor "  de  Anabela Mimoso é uma dessas obras. Um conto onde a vida e o amor se encontram e se perdem  quando um deles foge. " Porque  só pelo amor nos podemos aproximar dos deuses e rasgar a inevitabilidade da morte , há quem faça do amor a sua religião.
Uma escrita sempre extraordinária manipulada pelo talento desta  grande escritora.
Sobre a Autora: "Anabela Mimoso nasceu em Lisboa em 1953, mas vive há muito tempo em Vila Nova de Gaia. É professora e investigadora da Cei-EF da Universidade Lusófona Tem uma vasta obra publicada que se reparte pela investigação, pela literatura infanto-juvenil e pela  ficção para adultos.Publicou o seu primeiro livro aos dezasseis anos e desde aí não mais parou de escrever: traduções, manuais escolares, estudos literários, ficção para os mais novos e para adultos,  artigos científicos em revistas e livros na área da Literatura infantil, da literatura tradicional e das ideias pedagógicas. Tem participado em Encontros, Congressos, Acções de Formação no campo da Cultura Portuguesa, em que é Doutora pela FLUP." Anabela Mimoso escreve e publica regularmente  para públicos diversos.

 A  Quidnovi Editora publicou o primeiro volume da  fascinante "História Prodigiosa de Portugal. Mitos & Maravilhas" de Joaquim Fernandes.
Sobre o Livro:“Aqui se apresenta o retrato de um País digno de Alice, tão crédulo e piedoso na regência dos negócios públicos: crenças, mitos e maravilhas cozinhados a lume brando em pactos partilhados entre o céu e o inferno, em sobrenatural e fantástica existência nossa, abençoada a incenso ou a enxofre, com anjos e demónios, par a consolação e provimento da Grei. Nas páginas desta "História Prodigiosa de Portugal" o leitor irá conhecer personagens e eventos capitais que marcam este milenar consórcio de Portugal com os universos do sobrenatural e da magia:
Pedimos de empréstimo Ulisses e outros deuses menores para reconstituir no solo pátrio o Éden bíblico; ousamos "nacionalizar" a submersa Atlântida e a plataforma continental há mais de século; requisitamos ajuda às tropas celestes e aos eclipses para levar de vencida o Mouro invasor; "senhoras luminosas" dispensaram-nos ajuda médica nas frentes de combate contra o infiel; os nossos soberanos acediam à pia baptismal  ao altar e ao trono após consulta aos céus e ao astrólogo régio; comerciámos as nossas mulheres com o diabo e o seu séquito no silêncio dos conventos; as nossas batalhas e os nossos exércitos regulamentavam-se pela aparição dos cometas; traficámos falsas relíquias, aos milhares, em piedosa contrafacção controlada pela Corte e apaniguados; salvámos os nossos prisioneiros dos cárceres da mourama em instantâneos teletransportes; multiplicámos falsos Sebastiões desejados em farsas e tragédias; enviámos homens santos aos mares do Oriente domesticar oceanos e pescarias; replicámos toda a sorte de amuletos e mezinhas para consumo de reis e aristocratas...
Se fossemos coevos de Camilo Castelo Branco subscreveríamos a camiliana sentença: "Uma nação que assim está sob fiscalização divina não pode cair como Cartago ou Roma.” por Joaquim Fernandes
Sobre o Autor:" Joaquim Fernandes é professor na Universidade Fernando Pessoa e co-fundador do Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência (CTEC). É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e mestre em História Moderna. Doutorou-se em História, com a tese "O Imaginário Extraterrestre na Cultura Portuguesa - do fim da Modernidade até meados do século XIX", a primeira no seu género a ser apresentada numa universidade portuguesa e europeia." Tem já uma vasta obra publicada.

Prémio bienal Natália Correia vai distinguir livros de poesia
"Coimbra vai acolher um prémio bienal de poesia, sob o signo de Natália Correia, disse  à agência Lusa o poeta António Vilhena.
O prémio nacional visa distinguir, de dois em dois anos, um livro de poesia, no âmbito de uma parceria, com sede em Coimbra, que envolve diversas entidades e o próprio António Vilhena, enquanto dinamizador da Tertúlia Memória e Literatura, que decorre uma vez por mês no espaço BE Poetry, na Baixa da cidade.
Segundo o poeta, que é também vereador do PS na Câmara Municipal de Coimbra, o Prémio de Poesia Natália Correia é uma iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Autores, Casino da Figueira da Foz, Diário de Coimbra, BE Poetry e Tertúlia Memória e Literatura.
"Natália tinha uma grande relação com a cidade de Coimbra", disse o amigo da poetisa, falecida há 20 anos, autora do prefácio do livro "A Eterna Paixão De Nunca Estar Contente", que Vilhena publicou em 1991.
A confirmar a ligação afectiva de Natália a Coimbra, realçou a admiração que ela tinha pelos intelectuais da chamada "Geração de 70", do século XIX, em especial pelo seu conterrâneo Antero de Quental, nascido, como ela, na ilha açoriana de S. Miguel.
Na sexta-feira à noite, a tertúlia moderada por António Vilhena, no BE Poetry, foi subordinada ao tema "Lembrar Natália Correia vinte anos depois da sua morte" e contou com a presença do escritor Fernando Dacosta, amigo da autora do poema "Romance de D. Pedro e D. Inês", duas figuras míticas da história medieval de Coimbra. Lusa, DN, 16/03/2013
Novo Programa Cidadania Ativa EEA Grants

A Fundação Gulbenkian e a Embaixada da Noruega convidam a participar na sessão de lançamento do novo Programa Cidadania Ativa / EEA Grants 2013-2016, destinado às Organizações Não Governamentais Portuguesas.
 Ver mais

Sem comentários:

Enviar um comentário