
Apresentada na Internet como "relatora especial da ONU para o alojamento durável , enquanto elemento de direito para um nível de vida aceitável", Rolnik, urbanista e universitária brasileira, abordava já no seu Blog, desde o dia 5 de Março, o prejuízo social que provocam estas grandes manifestações desportivas . Nessa nota, ela destaca o impacto de competições como os Jogos Olímpicos de Sydney (ensombrado pelos excessos dos preços do imobiliário ), os Jogos de Pequim (1,5 milhões de deslocados), ou o próximo Campeonato do Mundo .
Raquel Rolnik lamenta que se registe frequentemente uma enorme falta de compromisso pelos países organizadores de tais eventos em respeitar e assegurar o direito ao alojamento. E se ela se regozija com o compromisso tomado pelo Comité Olímpico Internacional de ter em conta esta questão, deplora a atitude da FIFA , que tem sido sempre insensível à mesma. " A FIFA nunca respondeu a nenhuma das nossas cartas, nem a qualquer pedido de encontro. " - afirma ela.
Se a FIFA não respondeu ainda a estes ataques, o Comité organizador do Mundial na África do Sul defendeu-se de "dissimular a realidade social". " Nós trabalhamos para melhorar mais de 200 "bairros de lata" para assegurar que façam parte integrante da cidade, e que eles não sejam apenas enclaves dentro dela."- declarou no Cap.
Adaptação do artigo publicado no Jornal " Le Monde" , em 9/03/2010
Adaptação do artigo publicado no Jornal " Le Monde" , em 9/03/2010
Sem comentários:
Enviar um comentário