quinta-feira, 31 de março de 2016

Sombras da Memória

A 31 de Março de 1948, o Congresso dos EUA aprovou  o Plano Marshall, para apoio à reconstrução da Europa. Uma Europa destruída por anos de uma cruel guerra. As feridas desse tempo eram dilacerantemente visiveis.  Os campos de concentração foram a obra maldita e  uma das maiores ignomínias do poder alemão.  Uma lembrança que perdura e que marcará sempre  a História. Recordar é uma dor incómoda, mas necessária para que nunca se levantem novos campos para a morte, para a tortura, para a vergonha. 
De Gorecki, a Symphony 3, Op. 36, "Symphony Of Sorrowful Songs" / Anne Frank / Holocaust W.W.2 hollandskgjestehus , "Sorrowful Songs" - Lento e Largo, na voz da soprano Isabel Bayrakdaraian, acompanhadada pela Sinfonietta Cracovia, sob a direcção do Maestro John Axelro, vídeo retirado do "HOLOCAUST - A Music Memorial Film from Auschwitz".

1 comentário:

  1. Mas, infelizmente, esses campos, agora na forma de cidades sitiadas, contiunam a existir e só não vê quem não quer, ou tem a má-fé, com a perversidade dos que foram vítimas, sevindo-se do que lhes aconteceu, não só nesse tempo, como ao longo da história, para se tornarem algoses, invocando uma segurança que eles próprios violam. Todos somos complacentes e esquecemos depresa!

    ResponderEliminar