quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Prémio Man Booker Prize 2014



“O romancista australiano Richard Flanagan recebeu nesta terça-feira (14) o prémio Man Booker Prize, principal prémio da literatura britânica, por seu livro "The narrow road to the deep north". A obra é inspirada na experiência de seu pai como prisioneiro dos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
Em 2014, pela primeira vez puderam concorrer autores de qualquer lugar do mundo, desde que com livros escritos originalmente em inglês e publicados no Reino Unido. Antes, só participaram escritores do Reino Unido, dos países da Comunidade Britânica, da Irlanda e do Zimbábue. Com a nova regra, americanos, por exemplo, entraram na disputa.
"The narrow road to the deep north" conta a história de Dorrigo Evans, um cirurgião preso num campo de trabalhos forçados do Exército japonês ao longo da estrada de ferro entre Tailândia e Birmânia, em 1943. O campo é próximo da ferrovia Thai-Burma, que era conhecida como a ferrovia da morte, retratada também no filme "A ponte do rio Kwai". O título é inspirado na poesia de Matsuo Bashô (1644-1694).
"Os dois grandes temas desde a origem da literatura são amor e guerra", declarou Anthony Grayling, presidente do júri, ao entregar o prémio em Londres. "Este é o livro que Richard Flanagan nasceu para escrever."
Richard Flanagan, 53, é o terceiro australiano a conquistar o Man Booker Prize, que inclui um troféu e 50 mil libras .
O escritor levou 12 anos para concluir a obra, terminada exactamente no dia em que seu pai morreu.” Notícias do G1,Globo
Veja a lista dos seis finalistas do Man Booker Prize 2014:
"To rise again at a decent hour", de Joshua Ferris (EUA)
"We are all completely beside ourselves", de Karen Joy Fowler (EUA)
"The narrow road to the deep north", de Richard Flanagan (Austrália)
"J", de Howard Jacobson (Reino Unido)
"The lives of others", de Neel Mukherjee (Reino Unido)
"How to be both", de Ali Smith (Reino Unido)

Sem comentários:

Enviar um comentário