quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Dia Mundial da Música

Dia Mundial da Música
“São várias as iniciativas, de espectáculos de fado a actuações de orquestras, espalhadas por todo o país para marcar a data.
Várias iniciativas em todo o país celebram hoje, 1 de Outubro, o Dia Mundial da Música, desde espectáculos de fado a concertos de música erudita e actuações de grupos infanto-juvenis.
O Dia Mundial da Música, oficializado pelo Conselho Internacional da Música, organização não-governamental apoiada pela UNESCO, celebra-se desde 1975, tendo sido uma iniciativa do violinista Yehudi Menuhin, na época presidente daquele conselho.
Em Vila do Conde, no Teatro Municipal, às 21h30, actua a Orquestra de Cordas da Academia de Música de S. Pio X, dirigida por Sónia Guerra.
O director pedagógico da Academia, Aires Pinheiro, disse à Lusa que a orquestra é constituída por 20 alunos e professores - violino e violoncelo -, que vão apresentar uma "panorâmica da arte musical dos períodos barroco e clássico, com peças de Vivaldi, Mozart e Haydn".
Na Trofa, o coro Meninos Cantores do Município da Trofa comemora neste dia 15 anos de existência, iniciando na Casa da Cultura local uma série de apresentações comemorativas da efeméride. Às 19h00 actua o coro que é constituído por 40 vozes, dirigido por Antónia Maria Serra, seguindo-se a apresentação do seu CD Adoro Dezembro, com poemas e música de Mário Alves, pelo cónego Ferreira dos Santos.
Em Coimbra o dia é celebrado pelo Jazz ao Centro Clube, com a apresentação, às 19h00, no Salão Brazil do seu Serviço Educativo num fórum de debate. De manhã, pelas 10h30, neste mesmo espaço na baixa coimbrã, realiza-se o "workshop" de música "GeraSom", liderado pela musicoterapeuta Paula Nozzari.
Este "workshop", segundo informa o Jazz ao Centro, "foi construído em parceria com a Associação Nacional de Apoio ao Idoso de Coimbra e vai contar com a presença de 15 pessoas, todas com mais de 60 anos".
Às 22h00 realiza-se um concerto com os Sumrrá, vindos de Espanha, que o crítico de música Candido Querol apontou como "o trio mais inovador da cena espanhola". O trio, formado por Manuel Gutiérrez (piano), Xacobe Martínez (contrabajo) e L.A.R. Legido (bateria), surgiu em 2000 e já realizou várias digressões internacionais.
Ainda em Coimbra, às 21h30, no Pavilhão de Portugal, a Orquestra Clássica do Centro, sob a direcção de David Wyn Lloyd, actua com o concertino Peter Fisher. O programa do concerto é constituído por "Romance em Fá Maior", de Beethoven para violino e orquestra, "Summer Night on the River", de Frederick Delius, e a Sinfonia n.º 38, "Praga", de Mozart.
Em Vila Franca de Xira, às 19h00, no Museu do Neo-Realismo, realiza-se o concerto Prima Luce pelo Quarteto de Guitarras de Lisboa. Este quarteto, constituído em 2006 por André Santos, Miguel Vieira da Silva, José Dias e Pedro Luís, apresenta "um programa singular, exclusivamente constituído por peças de compositores portugueses, escritas neste século XXI, por André Santos, José Dias, Francisco Tavares e Carlos Marecos.
No Museu do Fado, em Lisboa, às 19h00, Cristiana Águas apresenta o seu álbum de estreia. A intérprete será acompanhada à guitarra portuguesa por António Andrade Santos, à guitarra clássica por Nilson Dourado e no contrabaixo por Carlos Menezes, contando com a participação especial do fadista Pedro Moutinho, e ainda dos músicos Mário Pacheco, na guitarra portuguesa, e Carlos Leitão, na guitarra clássica.
No Museu da Música, em Lisboa, haverá também diversas actividades, nomeadamente um concerto às 18h00 com o violoncelo Stradivarius do rei D. Luís, por Pavel Gomziakov.
O violoncelista Pavel Gomziakov interpretará peças de Johann Sebastian Bach, Franz Liszt e César Franck, acompanhado pela pianista Jill Lawson, informa uma nota do Museu.
O violoncelo Stradivarius, explicou à Lusa fonte do Museu, é datado de 1725 e está classificado como "Tesouro Nacional". O instrumento pertenceu ao rei D. Luís (1838-1889), que tocava violoncelo, e é o único instrumento com a assinatura do construtor Antonio Stradivari existente em Portugal, e foi também conhecido por "Violoncelo Chevillard", por ter pertencido ao violoncelista belga Pierre Chevillard (1811-1877).
Este instrumento tem "a famosa forma 'B', a mais célebre entre as diferentes utilizadas por Antonio Stradivari, utilizada de 1707 a 1726, o período de ouro do construtor" de Cremona, na Itália, segundo a mesma fonte.
O violoncelista russo Pavel Gomziakov, de 39 anos, gravou com a pianista Maria João Pires obras de Fréderic Chopin, álbum que valeu uma nomeação aos Prémios Grammy, em 2009. Os dois músicos tocaram juntos em vários palcos europeus, nomeadamente no Theatre des Champs-Elysées, em Paris, no Victoria Hall, em Genebra, no Teatro Real, em Madrid, na Köln Philharmonie, em Colónia, no Konzerthaus, em Viena e no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, assim como em salas no extremo oriente e América do Sul.
Na actual temporada 2013/14, o músico actuou com Artur Pizarro em Março do ano passado no CCB. Em Julho último participou no 26.º Festival de Colmar, em França, e no de Ekenas, na Finlândia, a convite do maestro Jukka-Pekka Saraste. Realizou uma digressão ao Japão com a Orquestra Sinfónica de Seattle, e tocou com, entre outras, a Orquestra Nacional Russa, a I Pomeriggi Musicali Milano e a Orquestra de Câmara da Finlândia.
No Museu, localizado na estação de Metropolitano dos Alto dos Moinhos, as celebrações do Dia Mundial da Música começam pelas 10h30 com uma actividade dos serviços educativos, intitulada "Como se Classificam os Instrumentos Musicais".
Às 15h30 está previsto "a actuação de uma banda filarmónica nas imediações do museu", disse à Lusa fonte da instituição.
Às 19h30 é inaugurada a exposição "Sax Inspiration, Mélodies Graphiques", que celebra o centenário do nascimento do construtor belga de instrumentos Adolphe Sax, inventor do saxofone. A exposição é constituída por trabalhos de caricaturistas e ilustradores da Valónia e Bruxelas.
A cerimónia conta com um momento musical pelo saxofonista Bruno Margalho, que toca habitualmente saxofone alto e constitui um quarteto com o pianista Dan Hewson, o contrabaixista Gonçalo Leonardo e o baterista João Lencastre.” Lusa 

De Wolfgang Amadeus Mozart a  "Sinfonia No. 38 em D major, K. 504 (Adagio-Allegro)" mais popularizada como a Sinfonia de Praga. O maestro Karl Böhm  dirige a Orquestra Filarmónica de Viena (Wiener Philarmoniker).


"The Swan of Tuonela" de Sibelius numa excelente interpretação da Orquestra Filarmónica de Berlim regida pelo Maestro Herbert von Karajan.

Sem comentários:

Enviar um comentário