sábado, 25 de outubro de 2014

BAIXA E ALTA DE LISBOA

images//Bank//Baixa_e_Castelo_de_S._Jorge.jpg
BAIXA E ALTA DE LISBOA
Descrição
Pontos de Interesse:


Amoreiras
"Antigo bairro à saída de Lisboa, onde no século XVIII o Marquês de Pombal instalou os principais núcleos industriais da cidade (fábrica de sedas e fábrica dos pentes), apresenta também novas arquitecturas. Destaca-se o complexo das Amoreiras (habitações, escritórios, cinemas e centro comercial), exuberante edifício post modernista que constitui uma das principais imagens de referência da cidade dos nossos dias.


Bairro de Alfama
Um dos mais antigos e típicos bairros de Lisboa, cujo nome de origem árabe quer dizer "fonte", foi desde a antiguidade um local conhecido pela beleza e amenidade da paisagem. Entre o Castelo e o Rio, apresenta um ambiente urbano e social muito próprio, onde se misturam mercados de rua, casas populares e palácios aristocratas dos séculos XVII e XVIII.

Baixa Pombalina
Parte baixa da cidade, entre as colinas do Castelo e o Chiado é um conjunto urbanístico reconstruído depois do terramoto de 1755 por iniciativa do Marquês de Pombal. Apresenta fachadas uniformes e um traçado rectilíneo com ruas direitas e perpendiculares. Aqui se localizam as sedes dos principais bancos e actividades comerciais. O Terreiro do Paço, grande paço senhorial, é o conjunto mais importante.

Castelo de S. Jorge
Situado na colina mais alta da cidade, é o local onde nasceu Lisboa. Aqui residiam os reis e as cortes durante a Idade Média. Apresenta um conjunto notável de muralhas e torres medievais e abriga a estátua de D. Afonso Henriques. Daqui pode-se ver toda a cidade.

Edifício Casa dos Bicos
Construída em 1523 por Brás de Albuquerque, filho do Vice-Rei da Índia, Afonso de Albuquerque, é uma construção manuelina com elementos renascentistas. A fachada com pedras limadas em forma de ponta de diamante deu origem ao nome pelo qual é conhecida. Actualmente é a sede da Fundação José Saramago.

Miradouro de Sta. Luzia
Virado sobre Alfama, é um dos miradouros mais bonitos e mais antigos de Lisboa, construído sobre a antiga cerca moura, donde se pode desfrutar uma vista panorâmica sobre a cidade ribeirinha. No terreiro abre-se a Igreja de Sta Luzia.

Praça de Espanha
No sítio de Palhavã é o espaço de transição entre a cidade antiga (até ao final do século XIX) e a cidade contemporânea e um dos principais locais de entrada em Lisboa. Junto dela se situam alguns dos principais exemplos do património arquitectónico e bens culturais, com destaque para o Palácio de Palhavã (edifício do século XVIII, onde se localiza hoje a Embaixada de Espanha) e a Fundação Calouste Gulbenkian (edifício moderno no interior de um aprazível parque que abriga o Museu Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna).

Rotunda do Marquês de Pombal
Grande rotunda no eixo da cidade do século XIX, daqui se junta com as principais avenidas da época e com o grande parque - Parque Eduardo VII. No centro ergue-se a estátua do Marquês de Pombal, construída na primeira metade do século XX, em homenagem ao estadista que mandou reconstruir a cidade depois do terramoto de 1755. O conjunto urbanístico que se desenvolve para norte desta rotunda foi construído no final do século XIX, tomando o nome de Avenidas Novas. Aqui existem ainda alguns palacetes e edifícios arte nova e modernista."CNC, e-cultura

Sem comentários:

Enviar um comentário