quarta-feira, 29 de maio de 2013

Festa Literária Internacional de Paraty

A Flip 2013 já tem data e autor homenageado
"Novamente com curadoria do jornalista Miguel Conde, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty será realizada entre os dias 3 e 7 de Julho de 2013 e celebrará a obra de Graciliano Ramos.
No próximo dia 27 de Outubro se completam 120 anos do nascimento do autor, natural de Quebrângulo, Alagoas. Escritor, jornalista e político, Graciliano Ramos teve uma vida em que a literatura e a política se entrelaçaram e, não raro, as convicções e actividades políticas inspiraram suas obras de forte conteúdo social.
Memórias do Cárcere revela sua amarga experiência no período em que esteve preso durante a ditadura de Getúlio Vargas, em 1935, acusado de subversão. Vidas Secas, um de seus mais celebrados trabalhos, retrata, por meio de um relato indignado, as agruras dos retirantes nordestinos castigados e humilhados pela seca.
Os escritores homenageados nas edições anteriores da Flip foram Vinicius de Moraes (2003), Guimarães Rosa (2004), Clarice Lispector (2005), Jorge Amado (2006), Nelson Rodrigues (2007), Machado de Assis (2008), Manuel Bandeira (2009), Gilberto Freyre (2010), Oswald de Andrade (2011) e Carlos Drummond de Andrade (2012).

Flip- Festa Literária Internacional de Paraty: a feira
A Flip, Festa Literária Internacional de Paraty, acontece em diversos cenários desta cidade histórica. O evento é famoso por trazer autores internacionais para interagir com personalidades do mundo da cultura, para mesas redondas e conferências, colocando o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. A FLIP conta também com uma ampla programação cultural, com shows, leituras dramáticas, debates, oficinas, filmes, entre outros, por toda a cidade, além de uma programação especial para o público infantil (Flipinha) e jovens leitores (FlipZona).
Flip
Com a presença de autores mundialmente respeitados, como Julian Barnes, Don DeLillo, Eric Hobsbawm e Hanif Kureishi, a primeira Festa Literária Internacional de Paraty, realizada em 2003, inseriu o Brasil no circuito dos festivais internacionais de literatura. Ao longo de suas edições seguintes, a Flip ficou conhecida como um dos principais festivais literários do mundo. Nos cinco dias de festa, a Flip realiza cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip . Programação Principal, Flip - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha.

Flip - Programação Principal

Composta de uma conferência de abertura e 20 mesas que reúnem para uma conversa informal (escritores, cineastas, quadrinistas, historiadores, jornalistas e artistas plásticos, entre outros), a programação principal da Flip é realizada na Tenda dos Autores, que possui um auditório com 850 lugares. Todos os eventos contam com tradução simultânea e são transmitidos na Tenda do Telão, com capacidade para 1.400 pessoas, e ao vivo, pela internet.
Flip - Casa da Cultura
Programação paralela e complementar à principal, a Flip - Casa da Cultura ocorre na Casa da Cultura de Paraty e em outros locais da cidade. Definida pela curadoria da Flip, esta programação promove pré-estreias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates.

A casa que hospeda a Flip
A Flip é realizada pela Associação Casa Azul.Reconhecida desde 2004 como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), a Associação Casa Azul foi criada a partir de ações iniciadas em 1994 visando à implantação do projeto de Revitalização Urbana dos Espaços Públicos de Borda d'Água. Para tanto, o objetivo foi sempre o de aproximar as instituições públicas e privadas e todo o conhecimento de seu corpo técnico dos anseios da população local. Entre as metas da Casa Azul destacam-se a revitalização urbana sustentável, o aprimoramento da qualidade de vida dos cidadãos, a promoção do turismo sensível aos valores da cultura local e a conservação do patrimônio arquitetônico e dos ecossistemas naturais." in Site Flip
Saiba mais AQUI 

“O arquitecto português Eduardo Souto de Moura é um dos convidados da 11ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), que acontecerá no Brasil de 3 a 7 de Julho.O vencedor do Prémio Pritzker em 2011 partilhará o palco com o célebre crítico de arquitectura da revista New Yorker, Paul Goldberger. E falarão sobre As Medidas da História.
A literatura portuguesa também estará em destaque na sessão Lendo Pessoa à Beira-Mar que juntará a cantora Maria Bethânia e a académica brasileira Cleonice Berardinelli, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da PUC-Rio, 96 anos, que há mais de cinco décadas se dedica ao estudo do poeta português Fernando Pessoa. Este promete ser um dos encontros mais concorridos da festa que terá mais de 40 convidados, entre brasileiros e estrangeiros.”Público

Intersecção de cultura, história e natureza

“Poucos lugares conjugam tão bem a história, a natureza e uma vida cultural efervescente como Paraty, no Rio de Janeiro. Mas se isso já é rotina na cidade, a coisa melhora muito na época da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece sempre na primeira semana de Julho.São duas grandes tendas, a dos autores e a do telão, com preços proporcionais (a dos Autores, mais disputada, é onde acontecem as palestras e sempre a que esgota primeiro. Quem não consegue ingressos, vai para o telão, com tradução simultânea.A organização das mesas discussão é um factor interessante. Porque na Tenda dos Autores, onde ficam os grandes autores, nomes nacionais e internacionais, as palestras acontecem uma após a outra. Ou seja, não há necessidade de ter que escolher entre um ou outro tema, ter de optar por um ou outro debate. Assim, é possível ter toda a cidade vibrando num clima único, em que todo o público de Paraty assiste, junto, a um debate entre autores e mediadores, e em seguida, percorrendo as vielas e restaurantes de Paraty, todos comentando suas opiniões, percepções… Abre-se o jornal e vemos as matérias sobre a mesa que assistimos no dia anterior, escutamos comentários sobre os livros na mesa ao lado. Têm-se a impressão que a troca de ideias fervilha pela cidade toda.
A literatura toma conta da cidade: fora das tendas, saraus, debates, mesas de autógrafos, lançamentos de livros e outras oficinas acontecem em vários pontos da cidade. A Fllipinha, evento paralelo dirigido Às crianças, conta com peças teatrais, um espaço liberado para leitura e as famosas árvores de livro. Programa imperdível para apaixonados por literatura.”Turismo do Brasil 

Sem comentários:

Enviar um comentário