segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O medo do Fim do Mundo



Programa de TV mostra pessoas que se preparam ao extremo para o fim do mundo. Foto: Nat Geo/Divulgação
Programa de TV mostra pessoas que se preparam ao extremo para o "fim do mundo"
Foto: Nat Geo/Divulgação
O Fim do Mundo
A menos de duas semanas para o " suposto"  dia em que vai ocorrer o fim do mundo, um programa de televisão mostra muita gente preparada para essa temida fatalidade. Muitas pessoas realmente estão com medo de uma catástrofe em 2012 - uma pesquisa inclusive indica que 12% dos americanos acreditam no fim do mundo. Alguns inclusive não só acreditam, como estão preparados para o pior. O programa «Preparados para o Fim», do Nat Geo Channel mostra pessoas que fazem preparativos extremos para um possível apocalipse.
Parecem absolutamente normais e dissolvem-se nas multidões. São pais e mães de família, são profissionais bem-sucedidos. São respeitados nas comunidades em que se inserem. Mas por detrás desta fachada de normalidade esconde-se uma obsessão pelo apocalipse, pelo fim do mundo que, não duvidam, que se aproxima a passos largos. É por isso que se treinam das mais diversas formas: treinam com armas de fogo, armazenam comida enlatada, criam hortas sustentáveis.
«Preparados para o Fim do Mundo» é a série do NGC que mostra quem são, o que fazem e o que temem estas pessoas que se preparam afincadamente para o fim do mundo. E a surpresa é que elas são parecidas com a maioria de nós.
Nem todos temem o mesmo. Há os que acreditam que o fim tem a forma de uma catástrofe nuclear, outros que a China vai dominar o planeta com consequências devastadoras. O que os une é a disciplina e a convicção com que se preparam para o Fim do Mundo. E, com a ajuda dos especialistas do National Geographic, ficamos a saber as suas hipóteses de sobrevivência caso os seus piores medos se concretizem. O programa, afirma o canal de TV, monitora o progresso e examina a logística e planos de contingência dessas pessoas que se preparam para o caso de uma situação de caos tomar conta das cidades e os serviços básicos desaparecerem.
A série está na segunda temporada. Entre os casos, aparece o de uma mãe com diabetes que armazena  insulina porque teme a chegada de um tornado. O programa mostra ainda um adolescente que se prepara para um colapso económico global, um milionário que se prepara para um grande terramoto e uma família que teme uma epidemia terrorista de varíola.
O soldado britânico Michael Sanderson, por exemplo, vive com a família em Hertfordshire, mas tem um trailer pronto - e com provisões para três meses para ele e a família - pronto para fugir para um refúgio secreto para o País de Gales caso o pior ocorra.
"Coisas ruins acontecem, as casas das pessoas queimam, ocorrem inundações. Existem eventos catastróficos que afectam as pessoas completamente. Se demorar muito, está morto. As pessoas  perguntam-me 'por que está preparado?' E eu fico sempre confuso com isso, porque o que eu digo para as pessoas é: 'eu não entendo por que  não está.'".IDiário Digital e Terra Brasil, com informações do jornal britânico Daily Mail.


24 horas dedicadas ao Fim do Mundo
O National Geographic Channel (NGC) exibe uma programação especial  de 24 horas dedicada ao tema do fim do mundo, a 21 de Dezembro, dia em que, segundo a profecia Maia, o mundo acaba.
A programação inclui a estreia dos documentários «Evacuar o Planeta Terra», «O Submundo Maia: O Verdadeiro Fim do Mundo», «O Apocalipse Maia», «Presságios do Apocalipse» e «Os Últimos Dias da Humanidade».
A maratona começa à meia-noite. O público poderá assistir a vários documentários que explicam todas as teorias do mundo, inclusive a Maia, que mostram como nos prepararmos para esta tragédia e como poderá acontecer.
A programação da maratona também incluirá alguns episódios da série documental «Preparados Para o Fim do Mundo». Diário Digital


Saiba mais:
  • Maias dizem que mundo não acabará a 21 de Dezembro
  • NGC mostra «como estar preparado para o fim do mundo»
  • Maias nunca previram o fim do mundo em 2012, dizem peritos


  • Sem comentários:

    Enviar um comentário